Citroën C3: os problemas e defeitos mais comuns do hatch

Problema na suspensão dianteira é o maior motivo de queixas dos proprietários do hatch compacto A atual geração do Citroën C3 foi lançada no Brasil há exatos dois anos, em agosto de 2022, com uma estratégia diferente do modelo anterior para atrair novos consumidores e aumentar a participação da marca no país. Se antigamente o C3 tinha uma proposta de hatch mais sofisticado, o novo modelo é um carro desenvolvido para brigar nos segmentos mais populares de mercados emergentes. O novo Citroën C3 é construído sobre uma variante simplificada da plataforma que serve de base ao Peugeot 208. O compacto mede 3,98 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. O porta-malas tem 315 litros de capacidade. Citroën C3 agora está disponível em quatro versões no mercado brasileiro Divulgação As versões de entrada do C3 são movidas pelo mesmo motor do Fiat Argo: o Firefly 1.0 flex de três cilindros, que entrega 71/75 cv de potência e 10/10,7 kgfm de torque (gasolina/etanol), sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas. As configurações mais caras são equipadas com o propulsor EC5 1.6 16V flex aspirado de 113/120 cv e 15,4/15,7 kgfm, combinado à transmissão manual de cinco velocidades ou automática de seis marchas. Recentemente, o Citroën C3 ganhou a versão YOU!, que leva sob o capô o motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm, associado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. O conjunto herdado do Fiat Pulse e do irmão maior C3 Aircross permite ao compacto acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos. Citroën C3 2025: preços e equipamentos do carro turbo mais barato do Brasil Citroën Basalt é lançado com itens que o Aircross (ainda) não tem Principais equipamentos de série Todas as versões do novo C3 saem da fábrica de Porto Real (RJ) equipadas de série com airbags frontais; freios com ABS; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; monitoramento de pressão dos pneus; luzes de rodagem diurna; direção elétrica; ar-condicionado; vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico; rodas de aço de 15 polegadas com calotas. Interior Citroën C3 2024 traz central de 10 polegadas Divulgação A central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay, as duas portas USB traseiras, a chave com telecomando, o banco do motorista com regulagem de altura, limpador e desembaçador do vidro traseiro estão disponíveis a partir da versão Live Pack. Vidros traseiros elétricos, alarme, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve de 15”, racks de teto, regulagem de altura do volante e grade dianteira com acabamento com detalhes cromados são adicionados da Feel. Os faróis de neblina, volante revestido de couro, câmera de ré e os protetores Airbumps nas portas estão na versão Feel Pack automática. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Barulhos na suspensão dianteira Os donos do novo Citroën C3 relatam no site Reclame Aqui problemas relacionados ao mau funcionamento do pedal da embreagem e defeitos pontuais do sistema elétrico. No entanto, muitos dos clientes afirmam que os seus carros apresentam ruídos incomuns na suspensão dianteira, principalmente ao virar o volante com o carro em movimento. “Comprei o novo C3 há menos de 3 meses. Nesse período, já levei o carro para a oficina por duas vezes, mas sem sucesso! Estou correndo riscos andando com esse carro! A suspensão vem apresentando barulhos constantes ao girar o volante ou quando faço uma frenagem acima de 60 km/h - o pedal fica trepidando. Fui informada na própria oficina que eles precisam de um técnico da montadora e isso leva de oito a dez dias, no mínimo”, conta a consumidora Maira Moraes, de São Paulo (SP). Citroën C3 estreou na atual geração em 2022 Ulisses Cavalcante/Autoesporte A Central de Atendimento ao Cliente da Citroën, por sua vez, afirma que entrou em contato com a concessionária, onde o veículo foi verificado e foi entregue à proprietária em condições normais de funcionamento. Relatos: Caso 1; Caso 2; Caso 3; Caso 4; Caso 5; Caso 6; Caso 7 O que diz o especialista? De acordo com o mecânico Paulo Vianna, “há vários casos sobre defeitos na suspensão do C3. Em algumas situações, a troca das bandejas ou um simples reaperto resolvem o problema, mas alguns consumidores dizem que o ruído vem da caixa de direção. Portanto, é preciso fazer uma análise detalhada nos carros que apresentam o problema para descobrir a origem dos ruídos. De qualquer forma, é importante realizar a manutenção para evitar a quebra de outros componentes que possam impossibilitar o uso do veículo”, explica. Consultada pela Autoesporte, a Stellantis/Citroën enviou o seguinte posicionamento: “Trata-se de reclamações pontuais com casos solucionados ou que estão em processo de resolução”. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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