COLUNA MECÂNICA ONLINE®️: Lat.Bus 2024 - Inovações e desafios no transporte coletivo

por Tarcísio Dias* A Lat.Bus 2024 começou com grande impacto, recebendo uma plateia de aproximadamente 22 mil pessoas, entre profissionais do setor e entusiastas. O evento, que aconteceu no São Paulo Expo, ocupou dois pavilhões, marquise e várias salas do mezanino, além de uma área externa dedicada a testes de veículos, totalizando 30 mil metros quadrados. A expansão significativa do espaço reflete o crescimento do evento e a expectativa de atrair ainda mais participantes. O Anuário NTU 2023-2024 foi um dos destaques do primeiro dia, apresentando dados preocupantes sobre o transporte público por ônibus no Brasil, que perdeu 44,1% dos passageiros pagantes entre 2014 e 2023. O documento, divulgado pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), destaca a influência de fatores como o aumento do e-commerce e a pandemia de COVID-19 na mudança dos hábitos de mobilidade.Entre os lançamentos inovadores, destacam-se: Mercedes-Benz com o chassi elétrico articulado eO500UA, que oferece uma autonomia de 200 a 300 km com baterias NMC3 de última geração. O novo modelo é adaptado para carrocerias de 18 metros e inclui um motor elétrico central. Marcopolo apresentou o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol, que combina um powertrain elétrico com um motor turbo flexfuel a etanol. A produção está prevista para 2025, com lançamento comercial em 2026. Iveco Bus revelou o chassi conceito 17-E BEV, um veículo elétrico adaptado às condições operacionais brasileiras, com baterias e e-motor fornecidos por parceiros nacionais. Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou o e-Volksbus, um ônibus elétrico modular com autonomia de até 250 km e sistemas de frenagem regenerativa. Volvo trouxe o BZR, um ônibus elétrico de piso alto, ampliando sua linha de ônibus urbanos para o mercado latino-americano. Busscar apresentou a premiada família NB1, incluindo os modelos Vissta Buss 345 e 365, reforçando sua presença no segmento de ônibus rodoviários. Irizar lançou o Irizar i6S Efficient, uma nova geração de ônibus rodoviário com redução de consumo e emissões em até 13%. Scania apresentou o chassi elétrico 4x2 com baterias de 416 kWh e 520 kWh, oferecendo autonomia de 300 km em condições severas. A Lat.Bus 2024 também foi marcada por encontros temáticos e seminários de alto nível, incluindo o Fórum do Transporte Sustentável, que discutiu a descarbonização do transporte e o papel da eletrificação. A Oficina de Tecnologia abordou inovações em software e hardware para a mobilidade urbana, e o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana focou em melhorias na segurança e eficiência do transporte público. A Lat.Bus 2024 reafirma seu papel como um importante hub para tecnologias de transporte e mobilidade sustentável, consolidando-se como um ponto de encontro essencial para profissionais do setor e destacando as tendências emergentes na eletrificação e práticas ESG para um futuro mais sustentável.-----------*Coluna Mecânica Online® com Tarcisio Dias - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

COLUNA MECÂNICA ONLINE®️: Lat.Bus 2024 - Inovações e desafios no transporte coletivo
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
por Tarcísio Dias* A Lat.Bus 2024 começou com grande impacto, recebendo uma plateia de aproximadamente 22 mil pessoas, entre profissionais do setor e entusiastas. O evento, que aconteceu no São Paulo Expo, ocupou dois pavilhões, marquise e >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.