5 benefícios da terceirização de frotas

Fábio Leite, CEO da Addiante, elenca os fatores principais que devem ser considerados na escolha do melhor modelo de negócio.

5 benefícios da terceirização de frotas
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

Comprar ou alugar um veículo pesado? Qual é a opção mais vantajosa? Será que alugar vale a pena? Essas são algumas perguntas que podem surgir na hora de pensar no modelo de negócios mais vantajoso quando o assunto é gestão de frota. A aquisição ou a terceirização de veículos pesados (caminhões, máquinas ou implementos) são questões que permeiam o universo das empresas que têm os automóveis ou máquinas como ponto crucial dos negócios, seja para o transporte de carga, escoamento de safra ou na utilização em obras.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)

Pensando na dificuldade de escolha do melhor modelo de gestão, Fábio Leite, CEO da Addiante, joint-venture nascida a partir da união da Gerdau e Randoncorp e especializada na locação de veículos pesados, elencou os cinco benefícios principais da terceirização. Confira abaixo:

  • Redução de custos iniciais: A compra de veículos pesados exige um investimento inicial, que pode ser uma barreira para muitas empresas. A locação elimina esse custo, permitindo que as empresas distribuam a despesa dos veículos ao longo do tempo, o que é benéfico para o fluxo de caixa e a gestão financeira das empresas.
  • Manutenção e gestão de frota: A locação geralmente inclui pacotes de serviços que cobrem a manutenção, reparos, seguro e assistência 24 horas. Isso reduz a carga administrativa e operacional sobre a empresa locatária, que não precisa se preocupar com a gestão dos veículos, resultando em economia de tempo e recursos.
  • Acesso à tecnologia moderna: A terceirização permite que as companhias tenham acesso aos veículos mais novos e tecnologicamente avançados, sem a preocupação com o desgaste dos ativos. Isso inclui acesso a sistemas de telemetria e outras tecnologias que podem melhorar a eficiência operacional e a segurança.
  • Agilidade na expansão: Empresas que estão testando novos mercados ou modelos de negócios podem preferir a locação para evitar o compromisso de longo prazo e a imobilização de capital. Isso permite uma abordagem mais ágil e menos arriscada na expansão ou introdução de novos serviços.
  • Sustentabilidade e eficiência energética: Empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono e cumprir regulamentos ambientais podem achar a locação vantajosa, ao permitir acesso a veículos mais novos e mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões de poluentes.

"A terceirização de frotas de veículos pesados [LdA2] não apenas proporciona a redução de custos, mas também alinha as empresas às mais recentes inovações tecnológicas e práticas sustentáveis, permitindo que se concentrem no que realmente importa: crescer e prosperar em um mercado competitivo", finaliza Fábio Leite, CEO da Addiante.



Sobre a Addiante

A Addiante, empresa nascida da união entre a Gerdau e a Randoncorp , é especializada na locação de veículos pesados, implementos e maquinário. Com mais de 1000 ativos locados em apenas um ano de atuação a companhia tem como objetivo contribuir para um desenvolvimento mais sustentável da mobilidade por meio da inovação, tecnologia, governança ambiental (ESG), expertise e atendimento especializado às necessidades dos nossos clientes. Mais informações acesse: Link.

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

-x-

Fonte: Agência Virta