Tudo sobre o pneu de estepe do seu carro

Você está a caminho de uma viagem quando, de repente, passa por um buraco na estrada e fura o pneu do seu carro. O que fazer? Bom, é nesse momento que um componente essencial para a sua segurança localizado no porta-malas entra em ação: o pneu de estepe. Considerado um acessório de veículo obrigatório pelo Conselho Nacional de Trânsito, o estepe nada mais é do que um pneu reserva, utilizado na substituição do pneu que sofreu alguma avaria.  O objeto pode ser encontrado em tamanho normal ou um pouco menor do que o de costume, a fim de otimizar o espaço e o peso do seu carregamento, e precisa estar em boas condições para uso.    A importância do estepe na sua direção Não existe muito mistério em compreender a necessidade do estepe na vida de um condutor: ele está ali como um objeto facilitador. Já imaginou dirigir e sentir seu pneu estourar, sem nenhuma oficina próxima para solucionar o problema? Com o estepe, o motorista consegue realizar a troca em qualquer lugar e, assim, dar continuidade à viagem de maneira segura. Além disso, o pneu extra também pode ser considerado uma boa possibilidade comparado a kits de enchimento e selantes, que podem ser mais complicados de usar por quem não entende suas operações.   É possível rodar na rua sem estepe? Baseado no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, se você rodar sem os itens de segurança obrigatórios, você pode ter que pagar multa e até mesmo perder pontos na carteira, cometendo uma infração grave. O valor da multa por dirigir um carro sem estepe é de R$ 195,23, gerando 5 pontos na CNH.  Art. 230 Conduzir o veículo: IX – sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante; X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN; Infração: grave; Penalidade: multa; Medida administrativa: retenção do veículo para regularização.   Tipos de estepes Você sabia que existem diferentes tipos de estepe para o seu carro? Por isso, é sempre bom conhecer os modelos para acabar com as dúvidas na hora de fazer a sua escolha.   Estepe integral Faz parte dos pneus originais do carro, sendo o pneu ideal para as rodas do seu veículo. Os chamados pneus sobressalentes integrais (que possuem tamanho normal) podem ser sobressalentes correspondentes ou não correspondentes. Para quem se importa com a estética do automóvel, é bom saber que os pneus não correspondentes podem não combinar com os originais.   Estepe temporário Costuma ser mais leve que o estepe integral, reduzindo a questão do peso na hora do seu carregamento, tendo como principal diferença a relação à sua profundidade do piso. Mas apesar do peso reduzido, também ocupa um bom espaço como o anterior.   Estepe Compacto Indicados para uso temporário, os estepes compactos são pneus sobressalentes com dimensões menores. São leves, com uma profundidade rasa de piso. Seu uso prolongado pode ser prejudicial ao carro, interferindo negativamente no seu controle de tração, ABS e velocímetro.   Estepe Donut Trata-se de um pneu sobressalente com um diâmetro menor comparado às rodas originais, usado apenas em baixa velocidade e a curto prazo. Não é indicado para utilização em rodovias.   Limite de velocidade Por serem menores e mais leves em sua maioria, não é recomendado utilizar o estepe em altas velocidades e por longos períodos, como um pneu comum. A velocidade máxima aconselhada em seu uso é de até 80 km/h.  Isso porque esse tipo de pneu não conta com recursos adicionais como o pneu regular, que é desenvolvido de maneira mais completa a nível de segurança.   Manutenção Como fazer um estepe durar mais tempo? Uma dica importante para prolongar sua longevidade é inspecioná-lo sempre que mexer nos seus pneus (sempre que forem girados). Basta pedir a um mecânico de sua confiança, ou caso você prefira realizar o processo, puxá-lo para fora e observar se ele está inflado e em boas condições.   Em caso de dúvida sobre a pressão ideal para o pneu, não deixe de checar o manual do carro. 

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