Endurance: Com nova asa à lá hypercar, Sigma P1 busca primeira vitória em 2024

Novidade no aerofólio traseiro chamou a atenção nos treinos em Goiânia, que receberá provas nesta sexta-feira e sábado.

Endurance: Com nova asa à lá hypercar, Sigma P1 busca primeira vitória em 2024
Nova asa traseira conferiu visual ao estilo hypercar ao protótipo Sigma (Bruno Terena/MS2 Comunicação)
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

O Império Endurance Brasil realiza, neste fim de semana, sua única rodada dupla da temporada 2024. A exemplo do campeonato do ano passado, o palco será o Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), que receberá a quarta e quinta etapas de um total de oito previstas para este ano. Para os protótipos Sigma P1, esta será a chance de buscar a primeira vitória do ano. E uma das novidades para tanto é uma nova asa traseira, com visual ao estilo dos hypercars que disputam as 24 Horas de Le Mans, cujo design chamou a atenção de quem esteve no circuito goiano no início dos treinos.

A atualização do aerofólio faz parte de um pacote de novidades que também contempla redução de peso e um novo desenho na parte inferior da parte traseira do carro. As mudanças estarão presentes nos dois modelos no grid, alinhados pelas equipes Sigma Kraucher e FTR. "A nova peça traseira ficou mais leve, bem como o complemento inferior, o que nos permite chegar mais perto do peso mínimo estipulado em regulamento e possibilita uma fabricação em série mais eficaz", destacou o engenheiro Evandro Flesch, um dos projetistas do carro brasileiro.

Apesar da semelhança visual, ele destacou que a peça não teve inspiração direta nos hipercarros que são sensação no cenário mundial das provas de longa duração. "Em suma, foi o desenho mais sucinto que pudemos obter, pensando em desempenho, custos e facilidade para reposição", contou. "Nos treinos, percebemos uma diferença sutil na redução do arrasto aerodinâmico, o que é sempre importante, em especial num circuito de grandes retas como Goiânia", ponderou Flesch.

A rodada dupla do Endurance no centro-oeste brasileiro, com duas corridas de três horas de duração, começa nesta sexta-feira (9), com prova reprogramada para as 15h. No sábado (10), a prova inicia às 12h. Em ambas, o trio formado por Sérgio Jimenez, Marcelo Vianna e Christian Rocha larga na primeira fila, na segunda colocação. As etapas terão exibição ao vivo pela internet, nos canais de YouTube da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed TV, com exibição pela TV no canal Bandsports.

Texto: Geferson Kern

-x-

Fonte: MS2 Comunicação