EPR Via Mineira inicia operação da BR-040 em 6 de agosto

Motoristas e motociclistas passarão a contar com os serviços de atendimento médico, mecânico e guincho 24 horas por dia, sete dias por semana.

EPR Via Mineira inicia operação da BR-040 em 6 de agosto
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Belo Horizonte, 23 de julho de 2024 - A partir do dia 6 de agosto, os motoristas e motociclistas que trafegam pela BR-040, no trecho de 232 km que vai de Belo Horizonte à Juiz de Fora, contarão com os serviços de atendimento médico, mecânico e guincho 24 horas por dia, sete dias por semana da EPR Via Mineira. A data foi definida nesta segunda-feira (22) pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em reunião extraordinária.

O condutor que precisar de atendimento terá à disposição o número de emergência 0800 003 1040, que funcionará ininterruptamente. Além de estar disponível para o acionamento de eventuais emergências, o contato também será o canal para que o usuário receba informações sobre a estrada, como eventuais bloqueios, trechos em obras ou indicação de locais de apoio.

No último dia 5 de julho, foi assinado o contrato de concessão entre o governo federal e a EPR Via Mineira, que prevê ao longo de 30 anos investimentos de R$ 8,7 bilhões, sendo R$ 5,2 bilhões em duplicação de 164 km, 42 km de faixas adicionais, correções de traçado, retornos e passarelas. Também serão instaladas novas luzes em trechos com curvas côncavas de baixa visibilidade. Só nos sete primeiros anos, a empresa vai destinar R$ 3,2 bilhões para melhorias na rodovia. Além disso, serão investidos R$ 3,6 bilhões em serviços operacionais.

"A solidez do Grupo EPR neste contrato mais robusto e equilibrado, unido a um cenário estrutural favorável ao desenvolvimento, são bases para garantir que os projetos em que atua serão desenvolvidos cumprindo os cronogramas estabelecidos", afirma o diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida"Trata-se de um novo contrato, com avanços no modelo de gestão e novas possibilidades de atuação, não sendo comparável com o modelo anterior. Por isso, pedimos um voto de confiança da população para iniciarmos as operações e demonstrarmos nosso empenho e com o tempo ser visível a mudança estrutural no trecho sul da BR-040", completa Almeida.

Desconto para Usuários Frequentes

A ANTT também definiu o valor da tarifa do pedágio de R$ 12,70, que será aplicada nas praças P1 - Itabirito, P2 - Conselheiro Lafaiete e P3 – Barbacena, como divulgado na publicação desta terça-feira (23/7) do Diário Oficial da União (DOU). As tarifas seguem a tabela do edital, incluindo o desconto oferecido no leilão de 11,22% e ajustes devido à inflação.

Com o início das operações no trecho, a concessionária passa também a oferecer o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que reduz a tarifa do pedágio de acordo com a frequência com que o veículo leve trafega pela rodovia. O desconto pode chegar à 70% na praça de Conselheiro Lafaiete, por exemplo. Para ter acesso a ele, basta que o carro tenha a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG). Não é necessário qualquer cadastro junto à concessionária. Todos os motoristas que tiverem a TAG também terão acesso ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), de 5%.

Está prevista a isenção de tarifas para categorias específicas, incluindo motocicletas, motonetas, bicicletas moto, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático, conforme a legislação e política pública do Governo Federal (Lei n. 9074, art. 35). Segundo Almeida, com a isenção, "os motociclistas poderão usufruir gratuitamente de benefícios como atendimento pré-hospitalar, serviços de socorro mecânico e a circulação por rodovias mais seguras e bem-sinalizadas".

Investimentos na linha do tempo

Além de garantir mais conforto e segurança à população, os investimentos garantem desenvolvimento regional para os 15 municípios com 3,5 milhões de pessoas por onde o trecho da concessão passa. Os municípios vão arrecadar R$ 9 milhões em ISS por ano.

No primeiro ano de concessão, os trabalhos serão focados em garantir as condições mínimas de segurança e conforto aos usuários com operações de melhorias no pavimento, com fresagens e recomposições contínuas em pontos críticos, roçada e ajustes na sinalização vertical e horizontal. A partir do segundo ano de concessão, a rodovia passa a receber obras de recuperação. Entre o terceiro e sétimo ano de trabalho estão previstos investimentos de melhoria e ampliação da capacidade. Apesar das obras estarem concentradas grande parte nos primeiros sete anos do projeto, a receita para remunerar os investimentos e os custos operacionais está distribuída ao longo dos 30 anos da concessão.



Sobre a EPR

A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura e atua em concessões de rodovias e mobilidade. O grupo busca a excelência na prestação de serviços aos usuários por meio da realização de investimentos consistentes para modernização e manutenção das rodovias concedidas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões em que opera. A EPR tem como compromisso manter as pessoas conectadas e no centro de suas ações. Para isso, adota soluções de mobilidade sustentáveis e modernas, que priorizam a segurança e o conforto dos usuários nas rodovias. Além da EPR Via Mineira, o grupo administra outras quatro concessões, que totalizam mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias, sendo: o lote 2 do Programa de Concessões Federal no Paraná (EPR Litoral Pioneiro) e três concessões junto ao Governo do Estado de Minas Gerais (EPR Triângulo, EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café).

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Fonte:

FSB Comunicação
Thiago Alves