Renault Kardian: 5 razões para comprar e 5 motivos para fugir do SUV

SUV compacto emplacou mais de 5 mil unidades no acumulado de 2024 O Renault Kardian estreou no Brasil há quase quatro meses e soma 5.191 unidades no acumulado de 2024, segundo a Fenabrave, associação que representa as concessionárias. O SUV compacto é a grande ofensiva da marca para este ano, tendo como armas plataforma e motor inéditos, além de uma lista boa de equipamentos de série. O modelo, produzido em São José dos Pinhais (PR), chegou com pontos fortes. Tanto que no comparativo com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, que foi reportagem tema da capa da edição 701 da Autoesporte, o novato saiu como vencedor. Agora, separamos os cinco pontos positivos e negativos do compacto. Confira! Razões para comprar Consumo O Renault Kardian estreou no mercado brasileiro com boas médias de consumo. De acordo com o Inmetro, o SUV compacto faz 9,0 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números sobem para 13,1 km/l e 13,9 km/l, respectivamente. Entretanto, no teste em pista da Autoesporte, na Rota 127 Campo de Provas, o compacto superou essas médias. Com etanol, chegou a fazer 10,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Desempenho No Brasil, o Kardian estreou a plataforma Renault Groupe Modular Platform (RGMP) e um conjunto motriz formado por motor e câmbio inéditos. Todas as configurações vêm com o 1.0 turbo flex de três cilindros, que rende 125 cv de potência e 22,4 kgfm de troque. Portanto, é o motor 1.0 com o maior torque do mercado brasileiro. A bordo, o condutor se depara com boas respostas do acelerador e o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas com trocas suaves. Este, aliás, é banhado em óleo, o que evita trancos e faz com que o condutor visite menos a oficina. Veja aqui o teste completo do SUV. Renault Kardian tem rodas de 17 polegadas Divulgação + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Acabamento Outro detalhe positivo é o acabamento. No SUV, é possível ver uma clara evolução em relação a outros modelos nacionais da Renault. Tanto que é um dos pontos que o coloca a frente dos rivais diretos. O modelo tem iluminação ambiente (que pode ser alterada na central multimídia de 8 polegadas) e, embora seja revestido em bastante plástico, tem materiais sensíveis ao toque no painel. Os bancos, por sua vez, trazem costuras em laranja com uma pegada de design mais esportiva e que deixa o interior mais bonito. Initial plugin text Econômetro É uma palavra difícil, mas condiz com um recurso bem interessante no Kardian, que já faz parte de outros modelos da Renault como Duster e Kwid. É uma espécie de “assistente” que dá dicas de aceleração e direção para otimizar o consumo no painel de instrumentos. Neste “quadro”, há um medidor de previsibilidade e até uma pontuação (com máxima de 100) para que o condutor entenda como foi a condução. Renault Kardian traz central multimídia de 8 polegadas e freio de estacionamento eletrônico Divulgação Preço O Renault é vendido em três versões no mercado brasileiro, com preços a partir de R$ 112.790 e que chegam a R$ 132.790, que é o valor da configuração Premièr, a topo de linha. No caso do Volkswagen Nivus, também disponível em três configurações, a versão de entrada custa R$ 119.990 e o valor máximo é de R$ 151.990. O Fiat Pulse, por sua vez, já oferta seis opções e começa mais baixo com R$ 104.990, mas alcança R$ 135.490. Se contarmos, ainda, o preço da versão Abarth, vai a R$ 151.990. Veja também: Renault Kardian manual com câmbio de Sandero RS já tem data para chegar Renault Kardian é melhor que Nivus e Pulse? Comparamos desempenho e custos Exclusivo: novo SUV médio da Renault é turbo e já tem data para chegar Motivos para fugir Puxador do porta-malas Embora tenha um bom acabamento interno, o Kardian deixa um pouco a desejar no puxador do porta-malas, que parece ser feito em um plástico menos rígido. Portanto, assim que você puxa para baixar a tampa, a impressão é de que vai acabar cedendo em algum ponto. Cabe reforçar que a capacidade no bagageiro é de 358 litros, ou seja, menor em relação ao Nivus (415 l). A Fiat, por sua vez, utiliza um padrão mais otimista para a medição, totalizando 370 litros. Dessa forma, a média deve ficar em torno de 300 litros. Renault Kardian tem 358 litros de capacidade no porta-malas Renato Durães/Autoesporte Central multimídia A central multimídia apresenta algumas questões que desagradam. Uma delas é a definição mais baixa da tela. Além disso, durante o último período de teste na Autoesporte, o Android Auto demorou de forma considerável para conectar. Muitas vezes, funcionou apenas com o fio, sendo que há a função sem cabo. Sistema de câmera de ré Nessa mesma linha de definição, a câmera de ré é um detalhe não tão positivo. Além de uma resolução inferior, o condutor não consegue sair da função com facilidade. Há até um “X” para clicar, mas não funciona (pelo menos não funcionou durante os

Renault Kardian: 5 razões para comprar e 5 motivos para fugir do SUV
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
SUV compacto emplacou mais de 5 mil unidades no acumulado de 2024 O Renault Kardian estreou no Brasil há quase quatro meses e soma 5.191 unidades no acumulado de 2024, segundo a Fenabrave, associação que representa as concessionárias. O SUV compacto >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.