Equipe Nissan de Fórmula E pronta para enfrentar o final da 10ª temporada, em Londres

Pilotos Rowland e Fenestraz almejam terminar campanha de forma positiva em pista que tem uma parte coberta.

Equipe Nissan de Fórmula E pronta para enfrentar o final da 10ª temporada, em Londres
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan Formula E está pronta para encarar o ExCel London Circuit nas rodadas 15 e 16 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2023/24, as duas últimas corridas da campanha, marcadas para o próximo final de semana.

A equipe japonesa atualmente está em 5º lugar no campeonato por equipes e segue na luta pela terceira colocação enquanto a 10° temporada chega ao fim.

O piloto Oliver Rowland vem tendo uma temporada muito boa após seu retorno para a Nissan e retoma o volante do bólido após ter adoecido na prova de Portland, o que o tirou da rodada dupla disputada nos Estados Unidos. O britânico visa um final de campanha positivo diante dos torcedores no leste de Londres.

Do outro lado da garagem, Sacha Fenestraz busca encerrar seu segundo ano na equipe de forma afiada, objetivando pontuar novamente.

A pista de 2,09 quilômetros é a única do calendário da Fórmula E com partes cobertas no circuito, que passam pelo centro de exposições ExCel e ao redor das históricas docas Royal Victoria. A ultrapassagem é mais provável na curva 1, bem como na seção externa na chicane das curvas 10-11, antes de voltar para dentro na curva 16.

A viagem da Fórmula E ao Reino Unido celebra outro país com o qual a Nissan tem uma excelente relação, já que a Nissan Motor Manufacturing UK foi fundada em 1984, com a produção iniciando dois anos depois. Com sede em Sunderland, Inglaterra, a fábrica emprega cerca de 6 mil pessoas e fabrica mais de 300 mil carros por ano. Como parte do seu plano EV36Zero, a fábrica anunciou que irá construir três carros elétricos – o novo LEAF e os utilitários-esportivos Qashqai e Juke – nos próximos anos e criar um plano para o futuro da produção automobilística.

Antes da dupla jornada deste fim de semana, a Equipe Nissan Formula E lançará a edição mais recente e final da lista de reprodução "Sounds of Season 10", que foi criada especificamente para o ExCel London Circuit pelo compositor alemão contemporâneo Mathias Rehfeldt.

A série "Electric Legacy" reflete o espírito cultural, diversificado, único e a paixão pelas corridas das principais cidades de corrida Fórmula E. A edição londrina estará disponível online em 19 de julho. Enquanto isso, é possível ouvir as versões anteriores dedicadas a Mônaco, Tóquio e Misano, na playlist completa aquiabre em uma nova aba..

A ação na pista começa com o FP1 nesta sexta-feira, enquanto a qualificação começa às 8h20 e o E-Prix às 13h (ambos no horário de Brasília) no sábado e domingo.

Tommaso Volpe, diretor administrativo e chefe de equipe da Equipe Nissan Fórmula E: "Estamos prontos para dar tudo de nós em Londres na nossa tentativa de conquistar a terceira colocação no campeonato de equipes. É um circuito muito complicado e técnico, que pode ficar ainda mais difícil se chover, considerando o traçado parcialmente coberto. As superfícies também variam, com a pista interior lisa dando lugar às estradas abrasivas do exterior, o que significa que os pilotos têm de adaptar o seu estilo duas vezes em cada volta."

"Estamos satisfeitos em receber Oli de volta neste fim de semana e ele também lutará por um possível lugar entre os três primeiros no Campeonato de Pilotos. Estamos satisfeitos com a temporada até agora, conquistando seis pódios e atualmente ocupando o 5º lugar no campeonato por equipes. No entanto, sabemos que podemos potencialmente subir ainda mais na classificação neste evento, que é exatamente o que pretendemos fazer."

Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan Formula E: "Estou muito feliz por estar de volta depois de ter perdido a última rodada em Portland. Inicialmente foi difícil de aceitar, mas agora me sinto muito melhor e pronto para enfrentar a rodada final. Tem sido uma temporada positiva com uma vitória, vários pódios e alguns primeiros lugares na classificação também. Então, tentarei somar mais conquistas em Londres, em uma pista que realmente gosto. Estou ansioso por um E-Prix em casa porque é uma oportunidade para amigos e familiares, que normalmente não podem comparecer, assistirem você correndo, o que será ótimo. No entanto, isso não muda meus objetivos na pista, tanto as classificações das equipes quanto dos pilotos estão muito apertadas, então eu estou focado em entregar um desempenho competitivo para terminar com vigor."

Sacha Fenestraz, piloto da Equipe Nissan Fórmula E: "O meu objetivo para o fim de semana é terminar a temporada positivamente depois de uma campanha repleta de altos e baixos. Londres é uma das pistas mais desafiadoras do ano. É uma pista muito técnica, que mistura as mudanças de superfícies e condições do traçado exclusivo do circuito interno/externo. Estivemos no simulador trabalhando duro antes da final para garantir que tenhamos boas chances de marcar pontos fortes e ajudar o time no campeonato de equipes."

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada. Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica. Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

-x-

Fonte:

Nissan