Durante 10 dias testamos o pequeno elétrico da Fiat: 500E
Primeiro modelo 100% elétrico da Fiat comercializado no país, o 500 elétrico chegou em sua terceira geração totalmente renovado. Desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, o veículo continuou chamando a atenção pelo seu porte ultracompacto. Porém, o valor foi algo que não ajudou a alavancar as vendas. Testamos um modelo por dez dias, pelas ruas de Campo Grande e sempre de olho no carregamento de uma tomada convencional de casa. Falamos de preço, e ele chegou apenas na versão topo de linha, Icon, custando R$ 239.990, em 2022. Em 2023 a Fiat desistiu a empreitada do modelo por aqui e algumas concessionárias chegaram a vendê-lo por R$ 199.900. Clique aqui e confira a ficha técnica completa dele. Em nosso teste, o que mais gostaríamos de saber era se carregar em casa, sem Wallbox, somente na tomada comum e tendo o auxílio de placas solares, seria uma vantagem. Todos os dias o 500E dormia ligado na tomada, já que sempre chegava com 20% de carga no final do dia. Um dos vilões é o ar-condicionado, que aqui em Campo Grande-MS, precisa ficar ligado direto, mesmo no quente inverno. Para nossa surpresa, a conta chegou logo após o teste e não teve um real de acréscimo. As placas deram conta de gerar energia o suficiente. Mais detalhes de nosso teste, vocês podem conferir no vídeo abaixo. Design clássico O novo veículo recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez. O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada e embelezada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero final na letra “e”. O 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque. A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica. Sem abrir mão de sua tradicional proporção, o novo veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, privilegiando o espaço interno, ao menos para os dois ocupantes dos bancos dianteiros, já que sabemos que no banco de trás o espaço é pouco. Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro fecham o novo visual externo. Nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a maçaneta, agora totalmente integrada com uma solução inteligente dentro da porta, são outros elementos de destaque e elegância, que aumentam a percepção de qualidade no visual do modelo. Um interior totalmente renovado O foco nas linhas horizontais enfatiza a tentativa de aumentar a sensação de espaço interno. Apesar de o design ser completamente novo, os ocupantes poderão reconhecer a interpretação contemporânea do estilo atemporal do modelo. A inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957. Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações para uma experiência única do usuário. As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou significativamente o conforto percebido. Um novo console central surpreendente oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço para maior conforto de condução. O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 l). O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões. Neste sentido, a maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch. O painel da porta foi pensado em torno desta novidade, o que dá uma percepção da tecnologia e um visual mais racional e essencial. Arquitetura Mini BEV O 500 elétrico foi concebido a partir de uma folha em branco. Mais de 90% de seus componentes, incluindo a plataforma Mini BEV, são exclusivos. A posição da bateria no assoalho, por exemplo, garante a manutenção do espaço a bordo, melhorando a distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros, baixando o centro de gravidade do veículo. Essas duas últimas características melhoraram significativamente a estabilidade do compacto, sem abrir mão do prazer de dirigir e da segurança. Com poucos componentes modulares, a arquitetura recebeu o sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh), enquanto melhorou as dimensões do veículo, conforto e performance. Ela também garantiu ao moto
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