Alugar carros elétricos nos EUA pode ficar mais difícil com frustração das locadoras

The New York Times Para quem tem vontade de experimentar um veículo elétrico, alugar pode ser uma opção acessível. Mas encontrar um pode em breve se tornar muito mais difícil. Veículos elétricos têm sido financeiramente desastrosos para locadoras, especialmente para a Hertz, que em janeiro reduziu os planos de adquirir 100.000 carros da Tesla depois que os valores de revenda dos carros despencaram muito mais rápido do que a empresa esperava. A experiência da Hertz teve um efeito desanimador no setor, e muitas empresas de aluguel de carros agora estão tentando vender veículos elétricos com grandes descontos. E pode levar um tempo até que comecem a comprar novamente. No ano passado, mais de 4% dos carros vendidos pelos fabricantes para empresas de aluguel eram elétricos, de acordo com a S&P Global Mobility. Do início do ano para cá, esse número é de apenas 1,4%. Veículo elétrico passando pela loja Tesla em Santa Monica, Califórnia, Estados Unidos - Patrick T. Fallon -2.jul.2024/ AFP Na teoria, alugar um carro elétrico é uma ótima maneira para as pessoas experimentarem e se acostumarem com novos tipos de veículos, como carros movidos a bateria que não produzem emissões pelo escapamento. "O potencial que as empresas de aluguel têm em remodelar o comportamento do consumidor e ajudar a promover a adoção é fundamental", diz Stephanie Valdez-Streaty, diretora de insights da indústria na Cox Automotive. "Mas há um longo caminho a percorrer". Valdez-Streaty afirma que as empresas de aluguel recentemente estavam oferecendo boas ofertas em veículos elétricos, mas é improvável que essas ofertas durem à medida que as empresas reduzem suas frotas desses carros. A Hertz e outras empresas de aluguel descobriram que oferecer carros elétricos aos clientes com lucro era mais difícil do que esperavam. A maioria dos complexos de aluguel de carros nos aeroportos não tinha carregadores. Muitos locatários não estavam preparados para o quão rapidamente os carros elétricos aceleravam, levando a mais acidentes e prêmios de seguro mais altos. E algumas empresas descobriram que não conseguiam obter peças de reposição para esses carros tão rapidamente quanto para carros a gasolina. "Eles pensaram que os veículos elétricos seriam mais simples, diretos e mais baratos de manter", diz Karl Brauer, analista executivo da iSeeCars.com, um site de busca de carros online. "Eles estão descobrindo que isso não é verdade". Em comunicado, a Hertz disse que continuará a oferecer aos clientes "a maior variedade possível de marcas e modelos de veículos, incluindo veículos elétricos". O maior problema para as empresas de aluguel foi a rápida depreciação dos carros fabricados pela Tesla, a principal fabricante de carros elétricos. A empresa, liderada por Elon Musk, reduziu drasticamente os preços dos novos modelos no ano passado para impulsionar as vendas. Isso fez com que os preços dos carros usados da Tesla caíssem. Um estudo divulgado no mês passado pela iSeeCars.com descobriu que os veículos elétricos usados perderam valor mais rapidamente do que o carro a gasolina usado médio neste ano e, em maio, custaram menos em média do que os carros a gasolina usados pela primeira vez. Os valores de revenda são uma parte crítica do cálculo financeiro para as empresas de aluguel, pois geralmente vendem os carros antes de acumularem muitas milhas. As empresas de aluguel registram prejuízos quando vendem carros por menos do que esperavam. Nos primeiros três meses do ano, a diminuição do valor da frota elétrica da Hertz reduziu seu lucro em US$ 195 milhões (R$ 1,06 bilhão). As empresas de aluguel "dependem 100% dos valores residuais", diz Shay Natarajan, sócio da Mobility Impact Partners, uma empresa de private equity que investe em transporte sustentável. "É apenas um modelo de negócios muito difícil". James Iovino, que mora em Baldwin, Nova York, listou cerca de nove veículos elétricos no site de compartilhamento de carros Turo. Mas ele saiu do negócio há cerca de um mês, depois que os preços dos veículos elétricos caíram. "Fui queimado pelo mesmo motivo que a Hertz se machucou —Elon Musk abre a boca e a indústria mergulha", diz ele. Mas algumas empresas de aluguel dizem que não estão se desfazendo de carros movidos a bateria por causa da recente queda nos preços. Folha Mercado Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes. Carregando... A Enterprise Mobility tem milhares de veículos elétricos disponíveis nos Estados Unidos, Canadá e Europa, e adicionará mais dependendo da demanda do mercado, diz Mike Wilmering, porta-voz da empresa. A Enterprise também está trabalhando para disponibilizar mais carregadores para seus clientes. "Estamos olhando além de quantos carregadores estão disponíveis e trabalhando para identificar as necessidades de energia e acesso —tanto em nossos locais quanto nas comunidades que atendemos", diz Wilmering. "Queremos que os

Alugar carros elétricos nos EUA pode ficar mais difícil com frustração das locadoras
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
The New York Times Para quem tem vontade de experimentar um veículo elétrico, alugar pode ser uma opção acessível. Mas encontrar um pode em breve se tornar muito mais difícil. Veículos elétricos têm sido financeiramente desastrosos para locadoras, es >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.