Peugeot 208: veja os problemas mais comuns do hatch compacto

Estiloso e bom de guiar, modelo francês tem tirado a paciência de consumidores, que reclamam de defeitos na direção e no ar-condicionado Fabricada na Argentina, a segunda geração do Peugeot 208 estreou no mercado brasileiro em setembro de 2020 para substituir o modelo anterior, que era produzido em Porto Real (RJ), apostando no belo visual e na oferta de equipamentos então ausentes nos principais concorrentes. Além disso, o hatch também trouxe a tecnológica versão elétrica, importada da Europa. Apesar da renovação completa da carroceria, construída sobre a moderna plataforma CMP, o Peugeot 208 manteve o longevo motor EC5 1.6 16V, utilizado desde o modelo 206. O propulsor aspirado de quatro cilindros e dotado da tecnologia flex entrega até 118 cv de potência e 15,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas. A gama de motores do Peugeot 208 foi ampliada em 2022, quando o hatch passou a contar com versões equipadas com o Firefly 1.0 flex aspirado de três cilindros utilizado pelo Fiat Argo. No ano seguinte, foi a vez de o 208 ganhar o 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm, também desenvolvido pela marca italiana - este sempre combinado a uma transmissão automática CVT com sete marchas simuladas. Initial plugin text O compartilhamento desses motores entre modelos das marcas do Grupo Stellantis foi viabilizado após a fusão do Grupo PSA Peugeot Citroën com a Fiat Chrysler Automóveis, em 2021. A versão elétrica e-208, por sua vez, é movida por um motor dianteiro de 136 cv. Graças à entrega imediata do torque máximo de 26,5 kgfm, essa variante acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos. A autonomia da bateria de 50 kWh é de 220 km, de acordo com o Inmetro. Mesmo com uma oferta variada de motores, o Peugeot 208 não gera tantas reclamações relacionadas a defeitos mecânicos. Alguns consumidores até relatam barulhos na suspensão e consumo de combustível elevado em carros equipados com o motor 1.0 turbo, mas queixas sobre o mau funcionamento do ar-condicionado e da caixa de direção lideram as postagens no site Reclame Aqui. Ar-condicionado Comandos do ar-condicionado estão integrados na central multimídia Murilo Góes/Autoesporte Considerada uma falha crônica desde a geração anterior, o ar-condicionado para de gelar após apresentar falha. O motorista de aplicativo Vitor, de Salto (SP), relata no Reclame Aqui que o seu Peugeot 208 1.6 automático 2022, adquirido em outubro de 2023 com 34 mil km rodados, apresentou o problema meses depois da compra. "O compressor do ar condicionado apresentou uma falha catastrófica, condenando o sistema de ar condicionado do meu carro. O compressor travou a ponto de o motor do carro apagar quando o ar-condicionado é ligado, pois a polia do sistema não gira, travando a correia", explica o consumidor, alegando ter levado o veículo a uma concessionária, que confirmou se tratar de um defeito crônico diagnosticado pela fabricante como um recall interno”. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. A Peugeot respondeu a queixa explicando que o ar-condicionado precisa passar por manutenção preventiva a cada dois anos. Além disso, o veículo em questão teria perdido a garantia de fábrica por não ter feito as três primeiras revisões na concessionária, como prevê o manual do proprietário. A marca diz que a manutenção fora de sua rede autorizada pode ocasionar falhas e danos "de qualquer espécie nos sistemas e componentes do veículo". O que diz o especialista? O compressor é um dos principais componentes do sistema de ar-condicionado, realizando um bombeamento do fluido refrigerante pela tubulação interna em direção ao evaporador e ao condensador. Para funcionar corretamente, o compressor tem de ser verificado periodicamente para verificar a sua lubrificação. Ar-condicionado faz o carro gastar mais gasolina? Nem sempre "O compressor do ar-condicionado também precisa passar por manutenção preventiva para manter o seu correto funcionamento. Quando há alguma falha na lubrificação desse componente, ele pode travar. Quando isso ocorre, o sistema de ar-condicionado perde a capacidade de resfriar o interior do veículo", explica o mecânico Paulo Vianna. O especialista ressalta que revisar o ar-condicionado é um procedimento relativamente simples e que pode prevenir defeitos que resultam em quebras com alto valor de reparo. "Muitas vezes, o ar-condicionado precisa apenas de uma limpeza e, durante essa verificação, o técnico pode diagnosticar o risco de quebra do compressor. Dependendo do modelo do carro, a troca desse componente pode ultrapassar os R$ 5 mil". Central multimídia Tela do hatch francês é defeituosa e pode travar na câmera de ré Bruno Guerreiro/Autoesporte Outro motivo de dor de cabeça para os donos do Peugeot 208 é a central multimídia. Alguns relatos dizem que a tela trava, outros relatam que não conseguem conectar o telefone celular ou controlar o ar-condicionado, uma vez que os comandos

Peugeot 208: veja os problemas mais comuns do hatch compacto
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