Fiat Grande Panda é carro popular que vai inspirar “novo Uno” no Brasil

Hatch compacto é lançado na Europa em versão elétrica e servirá de base para futuro modelo nacional A Fiat comemora 125 anos de história com o lançamento do Grande Panda, que chega às lojas europeias neste ano apenas em versão elétrica. A configuração com motor a combustão deve ser apresentada apenas em 2025. O novo hatch vai inspirar um modelo inédito no Brasil. A expectativa é que o Grande Panda elétrico custe menos de 25 mil euros — ou R$ 148 mil em conversão direta. Já a versão a gasolina será posicionada na faixa de 20 mil euros, chegando a R$ 117 mil nos valores atuais. Como é o Fiat Grande Panda? Fiat Grande Panda é releitura de carro clássico europeu Divulgação O nome Fiat Panda é desconhecido pela maioria dos brasileiros, mas o carrinho fez grande sucesso na Europa nos anos 1980. Seu porte compacto chamou atenção nas grandes capitais, que até hoje sofrem com ruas apertadas e pouco espaço para estacionar. No passado, o hatch italiano foi quase igual ao Fiat Uno. Este é o Fiat Panda lançado na Europa em 1980. Lembra alguém? Reprodução Nesta releitura, agora produzida em Kragujevac (Sérvia), o Grande Panda será o novo carro de entrada da Fiat, baseado na plataforma Smart Car da Stellantis. Portanto, desde sua concepção, o hatch foi pensado para entregar um conjunto “multi-energia”, com diversas opções mecânicas. Estilo arrojado e linhas quadradas são a identidade do Fiat Grande Panda Divulgação Sua carroceria volta a abordar o retrofuturismo, que tem sido uma linguagem de design comum nesta década. Linhas cheias de arestas e uma dianteira pouco usual, com vários LEDs quadriculados, marcam o design frontal do Grande Panda. Lanternas do Fiat Grande Panda são divididas em cinco blocos de iluminação Divulgação A traseira traz pequenas lanternas verticais que não invadem a tampa do porta-malas de 361 litros. Curiosamente, o logotipo da Fiat aparece em relevo na chapa, lembrando bastante o furgão Fiorino. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Estilo retrô também é parte central do design da cabine do Fiat Grande Panda Divulgação Ademais, as referências ao modelo clássico, desenhado pelo lendário Giorgetto Giugiaro, são evidentes. O hatch foi projetado no Centro Stile da Stellantis, em Turim (Itália), pela mesma equipe que criou os carros atuais da Alfa Romeo. Initial plugin text Pacote de equipamentos traz painel de instrumentos digital e central multimídia simples com Apple CarPlay Divulgação Os adereços vintage continuam na cabine, onde o volante multifuncional tem cubo quadrado e o painel imita um carro dos anos 1970. Na contramão da linguagem minimalista, o Grande Panda tem vários botões físicos. Além disso, central multimídia e painel de instrumentos não são interligados. O elétrico chega antes Fiat Grande Panda foi pensado para ser um dos carros elétricos mais baratos da Europa Divulgação O Grande Panda chega primeiro às lojas com bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) capaz de armazenar 44 kWh. Ela abastece um motor elétrico dianteiro que desenvolve 113 cv e proporciona 320 km de autonomia em ciclo WLTP. Informações sobre recarga não foram divulgadas. Dados sobre sua contraparte a combustão serão revelados em outro momento. Cogita-se que o Grande Panda terá o motor 1.2 de três cilindros, capaz de desenvolver 100 cv de potência. Os pacotes mais caros devem oferecer conjunto micro-híbrido, com um pequeno motor elétrico auxiliar de 48V. Assim, devem ser mais econômicos e potentes. Carro micro-híbrido: como funciona e quais são as diferenças para outros híbridos? Vem ao Brasil? A resposta é não. Mas temos uma boa notícia para quem gostou do design do Fiat Grande Panda Divulgação Os leitores que curtiram as linhas arrojadas do Grande Panda podem se preparar, pois o hatch europeu será a inspiração para um futuro modelo nacional. Ele surgirá em 2026 e terá a importante missão de substituir Argo e Mobi de uma só vez. Seria este o novo Uno? A Stellantis não confirma, mas o modelo é tratado internamente como projeto F1H. Patente antecipa estilo do futuro hatch da Fiat para o Brasil Reprodução Autoesporte pode dizer que este “derivado” do Grande Panda será feito em Betim (MG) e terá sua estrutura compartilhada com o Citroën C3 — porém, com novas estamparias de chapa, formatos e vincos. Espere um carro bem diferente do hatch francês, mas com proporções semelhantes, incluindo a distância entre-eixos de 2,54 m. Estilo do hatch nas patentes mostra que ainda se trata de um protótipo Reprodução Quando chegar às lojas em 2026, o Panda “nacional” vai oferecer motores micro-híbridos. Em maio último, a Stellantis confirmou um investimento de R$ 14 bilhões para o desenvolvimento de novos propulsores eletrificados. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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