Logística contra a gripe: DHL Supply Chain faz gestão das entregas de campanhas de vacinação da rede privada pelo Brasil

Foram mais de 4 milhões de doses entregues principalmente junto a distribuidores, redes de farmácia e clientes corporativos; Foi intensificada na solução a utilização de veículos com controle de temperatura, o que por sua vez permitiu um maior raio de alcance do modal rodoviário e trouxe maior segurança e flexibilidade às entregas.

Logística contra a gripe: DHL Supply Chain faz gestão das entregas de campanhas de vacinação da rede privada pelo Brasil
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

São Paulo, julho de 2024: Com a aproximação do inverno, crescem as preocupações em relação aos impactos na saúde pública e nas atividades com a disseminação da gripe. E a logística, mais uma vez, entra para garantir que as doses cheguem aos destinos corretos e, principalmente, em tempo para a janela de imunização. Neste ano, a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, suportou seis campanhas de vacinação contra Influenza (gripe) pelo país, manuseando e transportando mais de 4 milhões de doses no curto período de 80 dias.

As entregas visavam, em sua quase totalidade, a rede privada, chegando a distribuidores, redes de farmácia e clientes corporativos em 47 localidades em todo o Brasil. As indústrias atendidas são farmacêuticas multinacionais. O transporte das vacinas tem requerimentos muito especiais: temperatura controlada e monitorada, embalagens especiais e uma curta janela de entrega, visto que elas devem estar nos pontos de venda antes do início das campanhas de imunização, que ocorrem, de forma geral, entre Março e Julho.

"A logística de campanhas de vacinação contra gripe é uma corrida contra o tempo. De forma geral, as doses são 100% importadas e, após passar pelo desembaraço e nacionalização, tem um intervalo para entrega muito curto, de menos de uma semana, para chegar com qualidade aos pontos de aplicação na rede privada. Destaque também para o alto volume e o cuidado com o controle de temperatura. É necessário todo uma mobilização de equipe, frota e rotas para atender estes requerimentos", afirma Fernanda Noleto, Diretora de Operações da DHL Supply Chain.

Neste sentido, em 2024, a DHL Supply Chain intensificou a utilização de veículos com controle de temperatura nestes projetos, grande parte movimentados pela POLAR, empresa especializada em transporte refrigerado da DHL, o que ampliou o raio de entrega rodoviária. Para o Norte e Nordeste, a companhia tem priorizado o modal aéreo, a partir de seu Hub exclusivo no aeroporto de Guarulhos.

Em 2024, a operação de distribuição de vacinas apresentou um desafio adicional, com a implementação de uma nova operação completa, por meio do Estado de Santa Catarina, para um cliente, além do que já realizado em São Paulo. Esta solução foi desenvolvida em conjunto com o CLIF (Centro Logístico Integrado Fastcargo) que é parceiro da DHL no desenvolvimento de soluções em Itapoá (SC). Mesmo com a mudança, a DHL Supply Chain conseguiu manter os lead times de entrega, possibilitando a captura de benefícios na importação sem comprometer a agenda da campanha.

"Este último projeto deixa claro que um planejamento logístico sólido é sim um diferencial competitivo, possibilitando novas configurações da cadeia de suprimentos que trazem impactos diretos ao negócio", ressalta Fernanda Noleto.



DHL – A empresa de logística para o mundo

A DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, life sciences e healthcare, engenharia, manufatura e energia, mobilidade, automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como "a empresa de logística para o mundo".

A DHL faz parte do Grupo DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 81.8 bilhões em 2023. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo DHL visa alcançar uma logística zero emissão até 2050.

-x-

Fonte:

DHL Supply Chain

DFreire Comunicação e Negócios
Rafael Machado
Élida Gonçalves