Resoluções Contran e a Fiscalização de Pneus: Necessidade de Treinamento Profissional

*Por Mateus Santos De acordo com as Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, qualquer pneu com irregularidades, como trincas ou deformações, está proibido de ser utilizado, uma vez que esses defeitos podem comprometer a integridade estrutural do pneu e, consequentemente, a segurança do veículo e seus passageiros. Por outro lado, muitos embarcadores e clientes, têm barrado caminhões que vão carregar em suas docas ao detectarem pneus com desgastes nos ombros ou soltura de pedaços de borracha insignificantes. É importante ressaltar que esses tipos de desgaste não necessariamente comprometem a estrutura das carcaças dos pneus. Esses defeitos, na verdade, dizem muito mais sobre o pátio de manobra do embarcador/cliente e as rodovias brasileiras, do que sobre o cuidado do frotista com o pneu. Tal prática, muitas vezes, resulta em penalizações injustas para os motoristas e operadores que, na verdade, estão em conformidade com a legislação vigente. Diante dessa situação, torna-se evidente a necessidade de um treinamento adequado para as pessoas responsáveis pela fiscalização dos pneus. É crucial que esses profissionais estejam bem informados sobre os critérios técnicos e legais para avaliar corretamente a condição dos pneus, evitando assim punições indevidas. Um treinamento eficaz garantiria que a fiscalização fosse realizada com

Resoluções Contran e a Fiscalização de Pneus: Necessidade de Treinamento Profissional
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*Por Mateus Santos De acordo com as Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, qualquer pneu com irregularidades, como trincas ou deformações, está proibido de ser utilizado, uma vez que esses defeitos podem comprometer a integridade estrutural do pneu >>>

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