Stellantis une-se à CEA da França para desenvolver tecnologia avançada de células de bateria

A parceria combina a experiência em engenharia e o espírito pioneiro da Stellantis com a expertise em inovação tecnológica da CEA

Stellantis une-se à CEA da França para desenvolver tecnologia avançada de células de bateria
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

  • O programa avançado de células de bateria busca melhor desempenho, maior vida útil e menor impacto ambiental
  •  O projeto de pesquisa se concentrará em produtos químicos inovadores, na avaliação do ciclo de vida, no design e validação de células de bateria
  • Células de nova geração com boa relação custo-benefício desempenham um papel fundamental nos objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis
  • Para a CEA, células de bateria avançadas com uso otimizado de recursos ao longo do ciclo de vida são parte de sua estratégia para uma transição energética sustentável

AMSTERDÃ, 3 de julho de 2024 - Stellantis e CEA, uma das instituições de pesquisa mais inovadoras do mundo, anunciaram hoje um trabalho conjunto de cinco anos que visa o desenvolvimento próprio de células de bateria de última geração para veículos elétricos. Este programa de pesquisa conjunta inclui o desenvolvimento de células de tecnologia avançada com melhor desempenho, maior vida útil e menor pegada de carbono, a custos competitivos, visando tornar os veículos elétricos mais acessíveis e sustentáveis no futuro.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)

“Sabemos que a tecnologia das baterias está prestes a evoluir. Embora não saibamos exatamente como essa mudança ocorrerá, estamos comprometidos em liderar essa transformação. - 2 - Internamente, trabalhamos incansavelmente, fazendo múltiplas apostas e explorando diversas tecnologias. Simultaneamente, colaboramos estreitamente com startups tecnológicas, laboratórios, universidades e instituições de pesquisa de renome mundial, como a CEA. Acreditamos que essa colaboração acelerará o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de células de bateria, apoiando nossa missão de oferecer mobilidade limpa, segura e acessível aos nossos clientes”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.

Por meio de sua Divisão de Energia, a CEA oferece avançadas inovações para a descarbonização. Como instituição de pesquisa e tecnologia, o principal objetivo da CEA é impulsionar a indústria com inovações e avanços tecnológicos que proporcionem diferenciação e vantagem competitiva aos nossos parceiros.

“A CEA tem orgulho de apoiar a Stellantis com este ambicioso programa de P&D em células de bateria, que acontece no âmbito da parceria global entre CEA e Stellantis. Este projeto desafiador aproveita o melhor dos mais de 25 anos de experiência da CEA na área de baterias de íons de lítio, em benefício de um dos principais atores automotivos na acirrada corrida pela mobilidade elétrica. Nosso desafio é acelerar o projeto e a manufatura, e permitir uma compreensão profunda das tecnologias de células mais avançadas, compartilhando nossa experiência, habilidades e visão”, disse Philippe Stohr, Head of Energy Division da CEA.

O objetivo do programa conjunto de células de bateria é fornecer baterias EV de última geração para veículos elétricos de forma mais acessível, utilizando as melhores tecnologias disponíveis, tanto para a Stellantis quanto para suas joint ventures de gigafábricas.

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

O programa de desenvolvimento de células de bateria fortalece uma parceria de 20 anos de colaboração dinâmica com a CEA. Outros temas da pesquisa conjunta incluem produtos químicos inovadores e pesquisa de pegada de CO2, design de baterias, desenvolvimento de células de combustível, avaliação de ciclo de vida e conectividade.

A colaboração é o exemplo mais recente do esforço contínuo da Stellantis para atingir os objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030. A Stellantis está no caminho certo para se tornar uma empresa com emissão zero de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

Sobre a CEA

CEA é uma importante instituição de pesquisa que trabalha no melhor interesse do Estado francês, da sua economia e dos cidadãos. Graças às suas fortes raízes na pesquisa fundamental, é capaz de fornecer soluções tangíveis para satisfazer as suas necessidades em quatro domínios principais: energia de baixo carbono, tecnologias digitais, tecnologias para a medicina do futuro, defesa e segurança nacional. Como principal inovador mundial entre as organizações públicas de pesquisa (Clarivate 2024), a CEA atua como um catalisador e acelerador da inovação para a indústria francesa. Ajuda as empresas de todos os setores a serem mais competitivas, criando produtos de alto desempenho que se destacam da multidão e desenvolvendo soluções pioneiras que levam a mudanças na sociedade. A CEA implementa esta dinâmica em todas as regiões de França, ajudando os parceiros locais a inovar, ajudando assim a criar valor sustentável e empregos em todo o país, adaptados para satisfazer as necessidades reais da indústria. Ao mesmo tempo, apoia o desenvolvimento das suas 250 startups, vetores ágeis de transferência da tecnologia disruptiva e do conhecimento desenvolvido nos laboratórios do CEA para a indústria.

Sobre a Stellantis

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite www.stellantis.com.

-x- 

Fonte:

Stellantis
Fernão SILVEIRA
Nathalie ROUSSEL