DHL Supply Chain assume logística da Gooxxy para recolocar produtos que seriam descartados

Com a parceria, Gooxxy otimiza ainda mais a logística no combate ao desperdício de produtos por meio da recolocação estratégica; DHL Supply Chain realiza a logística interna, fulfillment dos pedidos fracionados e transporte dos produtos; Além da redução do desperdício, operação utiliza propulsão elétrica em veículo de sua malha.

DHL Supply Chain assume logística da Gooxxy para recolocar produtos que seriam descartados
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

São Paulo, julho de 2024: A recolocação de produtos é um modelo de economia circular que tem colaborado na agenda de ESG das empresas que buscam reduzir o desperdício e gerar um significativo impacto socioambiental. O modelo também contribui diretamente com o impacto financeiro para as companhias, convertendo os custos de descarte em uma alternativa de geração de receita, envolvendo o ecossistema de negócios de consumo. Em ambos os casos, a logística mantém um papel fundamental de fazer o produto chegar ao seu novo destino de forma adequada.

Auxiliando a levar esse conceito ainda mais longe no Brasil, a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, fechou uma parceria de logística com a Gooxxy, empresa especializada em soluções sustentáveis, visando a expansão. A parceria é para a logística de recolocação dos produtos secos (não perecíveis).

A Gooxxy tem como atuação o combate ao desperdício no planeta, por meio da sua solução de tecnologia. A solução da Gooxxy é baseada em Inteligência Artificial que analisa e busca o melhor cliente comprador dos itens que precisam ser recolocados no mercado, por meio da integração de informações sobre o estoque disponível. Em 2023, a companhia gerou com a recolocação mais de R$ 1 bilhão de receita no mercado, por meio de mais de 5.300 toneladas de produtos que não foram descartados e esse total equivale a 5,7 milhões de refeições. O processo também evitou o uso de mais de 7,6 milhões de metros cúbicos de água no descarte e a emissão de 3.788 toneladas de CO² na atmosfera.

A DHL Supply Chain é responsável pela coleta na indústria e recepção dos lotes, armazenagem temporária, expedição dos produtos em pedidos menores e o transporte rodoviário no Estado de São Paulo (last mile até o revendedor). Essa operação utiliza um fullfilment center da DHL em Jandira e tem o plano de expansão regional ainda em 2024 na América Latina.

"Este projeto tem um forte caráter sustentável ao dar vida nova a itens que em muitos casos seriam descartados. E a logística, justamente, fecha este ciclo conectando de forma eficiente e ágil as partes. Além disso, a recolocação de produtos no mercado se conecta com a tendência de crescimento do recommerce globalmente e também na América Latina. A busca por alternativas de canais de vendas secundários para indústrias e varejistas traz um impacto significativo na redução do desperdício e no acesso aos produtos pela população", afirma Giovanna Maurício, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain, que completa: "esta é uma operação de giro rápido (os produtos que ficam armazenados um ou dois dias em nosso hub) e na qual recebemos grandes lotes que são fracionados, de forma que fazemos o last mile dos pedidos".

A DHL vai ser parceira da Gooxxy na sua expansão internacional. "A Gooxxy é a nossa mais nova Rising Star na América Latina, e juntos também vamos realizar o processo de recolocação dos produtos no México, Chile e demais países na região", comenta Leonardo Ottoni, Diretor de Desenvolvimento de Contas Rising Stars na DHL Supply Chain.

"A parceria com a DHL Supply Chain é um passo muito importante para a Gooxxy, porque vai nos garantir mais eficiência e otimização na operação logística, tanto no inbound quanto no outbound (entrada e saída) dos produtos que serão recolocados", afirma Igor Gonzales, Head de Logística da Gooxxy.

Para o fundador e CEO da Gooxxy, Vinícius Alves, a parceria com a DHL Suply Chain consolida a estratégia da companhia em ter mais agilidade na logística dos produtos recolocados, por causa da concentração da operação em um único centro logístico, que garante controles sistêmicos de estocagem e movimentação em tempo real (end-to-end), o que proporciona maior visibilidade e qualidade na operação. "Grandes players do mercado utilizam o mesmo centro de distribuição e o acordo com uma empresa como a DHL nos beneficia em ter um serviço realizado por profissionais amplamente qualificados e com total expertise em logística", afirma.

Para tornar a operação ainda mais sustentável, a DHL Supply Chain está utilizando um veículo elétrico para entregas na Grande São Paulo. Ele é conduzido por uma motorista mulher, parte do projeto "Mulheres na Estrada", que visa promover maior diversidade na área de transportes.

Nesta primeira fase, a DHL Supply Chain deve movimentar mais de 1.800 toneladas de produtos secos por mês, mas os parceiros planejam expandir esse trabalho para todo o Brasil e internacionalmente, aproveitando a rede de filiais e hubs da DHL. "Compartilhamos valores de sustentabilidade e inovação muito próximos, de forma que estudamos a expansão desta operação no Brasil e até para outros países da América Latina, consolidando assim um modelo logístico para o mercado de recolocação que pode ser uma referência para outras empresas e para o mercado como um todo", conclui Giovanna Maurício.



DHL – Excellence. Simply delivered.
A DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, soluções de fullfilment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395.000 funcionários em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e empresas de forma segura e confiável, permitindo fluxos comerciais globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, ciências da vida e saúde, engenharia, manufatura e energia, mobilidade automotiva e varejo, a DHL está posicionada de forma decisiva como "A empresa de logística para o mundo".

A DHL faz parte do Grupo DHL. O Grupo gerou receitas de mais de 94 bilhões de euros em 2022. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo faz uma contribuição positiva para o mundo. O Grupo DHL visa atingir a logística de emissões líquidas zero até 2050.



Sobre a Gooxxy
Gooxxy é especializada e pioneira em soluções sustentáveis para o setor varejista, por meio da recolocação inteligente, tecnológica e rentável de produtos aptos para o consumo. Fundada em 2018 pelo empresário Vinicius Alves Abrahão, até 2023, a empresa garantiu o apoio comercial de mais de R$ 1 bilhão a grandes, médios e pequenos varejistas, além de colaborar com o acesso de todas as classes sociais a produtos. Com atuação no Brasil e na Colômbia, entre os parceiros comerciais, a Gooxxy possui no seu portfólio empresas como Nestlé, Mondelez, Vigor, Ifood, Facily, BRF, Swift e Unilever.

Fonte:

DHL Supply Chain - DFreire Comunicação e Negócios
Rafael Machado
Élida Gonçalves

Gooxxy | Fala Criativa
Alexandro Cruz
Osmar Barros