Mercedes-Benz do Brasil é líder em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados

Caminhões semiautônomos – parceria com a Grunner na colheita da cana-de-açúcar e outras atividades no campo Caminhões autônomos – parceria com a Lume Robotics em operações confinadas Rádio controle – possibilidade para várias aplicações em operações extremas ou ambientes de difícil acesso É da marca Mercedes-Benz a maior frota de caminhões com tecnologias de automação em circulação no Brasil – são mais de 1.100 unidades em atividade Ainda mais caminhões da marca com essas tecnologias deverão chegar ao mercado em 2024, para operações em áreas como mineração, agronegócio, construção, indústria e logística, além de várias outras Visando atender todas as mais diversas demandas dos clientes e seguindo as tendências de mercado, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como líder em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados. É da marca a maior frota de caminhões com tecnologias de automação em circulação no País. Já são mais de 1.100 unidades em atividade. "Atualmente, temos o nosso Atego autônomo junto com a startup Lume Robotics, que opera com sucesso na logística interna e em operações confinadas", diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. "Além disso, temos os caminhões semiautônomos em parceria com a Grunner, que são transformados em smart machines para operar na colheita da cana-de-açúcar, além de franca expansão para outras atividades agrícolas. Existem também os caminhões rádio controlados para operações robustas e seguras em áreas de difícil acesso". De acordo com o executivo, esses avanços reforçam o posicionamento da Empresa como a que mais investe nessas tecnologias. "Como resultado, nossa marca tornou-se referência no mercado, ocupando posição de liderança em soluções de automação para caminhões no Brasil", afirma Marcos Andrade. A sólida atuação da marca segue gerando frutos. Hoje, as tecnologias de automação estão disponíveis para todos os caminhões Mercedes-Benz BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actros e Arocs -, tanto os caminhões semiautônomos e autônomos, quanto as operações via rádio controle. O Centro de Customização da própria Empresa é quem prepara os veículos para as necessidades dos clientes, porque cada demanda é única e exige a solução específica. Uma nova solução via rádio controle Novidade entre as tecnologias de automação de caminhões oferecidas pela Mercedes-Benz, o rádio controle é uma nova solução robusta para que os veículos atuem com eficiência operacional e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como a mineração, a construção civil e operações subterrâneas. O uso do rádio controle pode ser feito por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança. Mais de 1.100 caminhões com tecnologia de automação em circulação "Os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das smart machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo", destaca Marcos Andrade. "Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas". Além dos semiautônomos da Grunner, a Mercedes-Benz já tem também caminhões autônomos atuando em ambientes controlados, como os quatro Atego autônomos que interligam a linha de produção da Ypê e seu Centro de Distribuição interno, mais uma solução robusta da Mercedes-Benz. "Nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão. Isso é muito interessante especialmente em situações repetitivas e com manobras complexas, como a do CD da Ypê. Após horas rodando em velocidade baixa e enfrentando situações monótonas e repetitivas, o risco de uma distração do motorista é alto. Sem mencionar a perda de eficiência do profissional nas manobras ao longo do dia em função do cansaço", ressalta Marcos Andrade. "Até o fim desse ano, teremos mais unidades em negociação com outros clientes que demandam esse nível de tecnologia". Os caminhões autônomos e o rádio controlados oferecem vários benefícios aos clientes. A começar pela eficiência operacional, com maior produtividade, conforto e redução do consumo de combustível, devido ao controle da velocidade e menos exigência do motor. Outras importantes vantagens são a redução de custos com manutenção, além da facilidade na integração de sistemas logísticos do cliente. "A segurança é outro ponto fundamental dessa solução, que traz redução de acidentes ocasionados por rotina repetitiva, minimização de trabalho em ambientes insalubres e redução de fadiga",

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