Pirelli reescreve todos os recordes em Assen; vitória de Ogura na Moto2™ e Ortolá na Moto3™

Novos recordes de melhores voltas, recordes de melhor volta em corridas e provas muito mais rápidas do que em 2023: estes são os resultados dos pneus DIABLO Superbike no GP da Holanda.

Pirelli reescreve todos os recordes em Assen; vitória de Ogura na Moto2™ e Ortolá na Moto3™
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Para as corridas dos Mundiais de Moto2 e Moto3 realizadas no domingo, no Circuito TT Assen, na Holanda, Ai Ogura (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) Ivan Ortolá (MT Helmets-MSI/KTM) venceram, respetivamente, com novos recordes de melhor volta em corrida estabelecidos por Sergio Garcia (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) na Moto2 e Adrian Fernandez (Leopard Racing/Honda) na Moto3. Os pneus Pirelli padrão tiveram um desempenho extremamente bom, permitindo que todos os recordes do circuito fossem quebrados nas duas categorias, incluindo o recorde de melhor volta de todos os tempos, também contribuindo significativamente para melhorar os tempos gerais de corrida.


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Resultado positivo: corridas espetaculares e todos os recordes quebrados

"O resultado do último final de semana na Holanda é extremamente positivo. Mais uma vez, assistimos corridas espetaculares que foram ferozmente disputadas até a bandeira quadriculada, mas também corridas super-rápidas. O tempo total da prova de Moto2 melhorou 16 segundos em comparação com o ano passado, enquanto a corrida de Moto3 foi quase meio minuto mais rápida do que 2023, com um ritmo de corrida que foi incrivelmente um segundo e meio mais rápido. Além disso, também quebramos o recorde de melhor volta de corrida anterior por uma ampla margem e, já na sexta-feira, o recorde de volta de todos os tempos foi quebrado para ambas as categorias. Estes resultados foram alcançados, como já salientámos várias vezes, utilizando pneus de série que estão regularmente disponíveis para compra no mercado e, mais importante, não foram um caso isolado, dado que também se registaram progressos semelhantes nos outros circuitos onde estivemos até agora este ano. Na Moto2, notamos que os pilotos continuam a privilegiar os compostos mais macios em ambas as rodas, enquanto na Moto3 as escolhas variam mais, mas, de qualquer forma, todos os pneus utilizados tiveram um desempenho extremamente bom. Resultados excepcionais também para a FIM MotoGP Rookies Cup, que correu na Holanda com pneus dianteiros e traseiros em composto SC2. Agora vamos para Sachsenring, uma pista que a Pirelli não conhece muito bem e que é notoriamente bastante exigente com os pneus."


THE RACE OF THE TYRES


Moto2
· As escolhas foram praticamente unânimes em termos de compostos para a corrida. Quase todos os pilotos usaram o conjunto macio, com SC0 na traseira e SC1 na dianteira. A única exceção foi Manuel Gonzalez (QJMOTOR Gresini Moto2/Kalex) que utilizou o SC2 médio na frente.

· Mais uma vitória para Ai Ogura (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) após a conquista no GP da Catalunha. O pole position Fermín Aldeguer venceu, seguido por seu companheiro de equipe Sergio Garcia. A corrida foi 16 segundos mais rápida do que a do ano passado, com uma melhora nos tempos de volta de mais de 7 décimos de segundo.

· Na oitava volta, Sergio Garcia (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) estabeleceu o novo recorde de volta mais rápida da corrida com o tempo de 1m35s977, baixando em mais de 7 décimos o estabelecido em 2021 por Raul Fernandez. Além do espanhol, outros 16 pilotos ficaram abaixo do recorde anterior de volta mais rápida em corrida na pista de Assen.

Moto3
· Na corrida, quase todos os pilotos (20 em 26) utilizaram o pneu médio SC2 na frente, o mais adequado para as características da pista holandesa, com duas exceções significativas: o pole Piqueras e o segundo colocado do grid, Furusato, que optaram pelo SC1 macio. Por outro lado, na traseira, o SC1 macio foi a solução mais popular (19 pilotos em 26), mas houve quem, como Veijer, preferiu o SC2 médio (6 pilotos em 26).

· Depois de largar do quarto lugar do grid, Ivan Ortolá (MT Helmets-MSI/KTM) venceu a corrida, ultrapassando o herói local natal Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Husqvarna) na última volta e terminando com uma vantagem de apenas 12 milésimos de segundo. Quem terminou atrás deles para subir ao terceiro degrau do pódio foi David Muñoz (BOE Motorsports/KTM). Tanto Veijer quanto Muñoz usaram o SC2 dianteiro e traseiro, enquanto Ortolá foi com o SC1 traseiro macio.

· O novo recorde da volta de corrida mais rápida foi estabelecido por Adrian Fernandez (Leopard Racing/Honda) que, com o tempo de 1m40s405 na terceira volta, melhorou o recorde anterior em quase 8 décimos, estabelecido por John Mcphee em 2022. No geral, um total de 14 pilotos fizeram pelo menos uma volta mais rápida do que o tempo recorde da pista anterior.

 · corrida deste ano foi mais de 28 segundos mais rápida do que a corrida de 2023, realizada com temperaturas de asfalto semelhantes, para uma melhoria média do ritmo de corrida de quase um segundo e meio.

Site da Pirelli: www.pirelli.com



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Fonte:

Néctar Comunicação Corporativa
Renata Justi
Rian Assis
Daniel Fideli
Eduardo Antonialli