Toyota Corolla Cross: os problemas e defeitos mais comuns do SUV

Apesar da boa reputação da marca, consumidores reclamam de problemas no câmbio automático e na suspensão O Toyota Corolla Cross foi lançado no Brasil em 2021 como resposta da marca japonesa ao Jeep Compass, líder de vendas do segmento de SUVs médios desde 2016. Fabricado em Sorocaba (SP), o Corolla Cross chegou apostando nos atributos do Corolla sedã - com o qual compartilha a plataforma - e na fama de confiabilidade e robustez que os carros da Toyota conquistaram junto aos consumidores brasileiros ao longo dos anos. Mas nem tudo são flores. Apesar do histórico positivo do fabricante, o Toyota Corolla Cross também tem aborrecido parte de seus clientes, que relatam a sua experiência com o SUV no site Reclame Aqui (confira abaixo). O Corolla Cross é construído sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), que permite compartilhar com o sedã diversos componentes, entre eles as tecnologias de assistência de condução, motores e o sistema de propulsão híbrido flex desenvolvido no Brasil. Toyota Corolla Cross 2025: 3 pontos fortes do SUV e 3 que precisam melhorar Desde o seu lançamento, o Corolla Cross é vendido com motores flex aspirados, apesar de os seus principais concorrentes (Jeep Compass e Volkswagen Taos) serem ofertados com motorizações turbo. O SUV está disponível com o motor 2.0 com injeção direta de até 175 cv, associado a um câmbio automático CVT que simula dez marchas. Nas versões híbridas, o conjunto híbrido formado pelo motor 1.8 e um propulsor elétrico, conectados à uma transmissão CVT de engrenagens planetárias, gera 122 cv de potência combinada. Toyota Corolla Cross acaba de passar pela primeira reestilização Renato Durães/Autoesporte Em abril de 2024, o Toyota Corolla Cross passou por sua primeira atualização, na qual foram introduzidos o visual redesenhado, melhorias no acabamento e novos equipamentos, como a abertura elétrica da tampa do porta-malas nas versões topo de linha. Design harmonioso, bom espaço interno, rodar confortável e dinâmica bem acertada (embora utilize suspensão traseira de eixo de torção no lugar do sistema multilink do sedã) estão entre os principais pontos positivos destacados pelos proprietários do SUV. Embora o Corolla Cross possa ser equipado com o sistema híbrido, parte das queixas relatadas pelos donos está relacionada a componentes menos sofisticados, como acabamento interno, bicos injetores e coxins do motor. Parte das reclamações foi respondida pela Toyota. Teste: Toyota Corolla Cross 2025 muda para tentar superar SUVs chineses Veja 5 SUVs usados com mesmo preço do Toyota Corolla Cross 2025 Barulhos na suspensão Barulhos na suspensão são apontados por donos do Corolla Cross como problema do SUV Murilo Góes Mas o que vêm tirando mesmo o sono dos consumidores são defeitos apontados nas suspensões, que apresentam ruídos anormais, inclusive em carros com baixa quilometragem. O cliente Alexandre, de Vitória da Conquista (BA), relata no Reclame Aqui que o seu Corolla Cross ano/modelo 2023/2024, adquirido em setembro do ano passado, passou a apresentar barulhos incômodos no lado direito da suspensão dianteira após os 5.000 quilômetros rodados. "Esse barulho aparece quando passa em determinadas lombadas e em ruas com asfalto ruim. Em 21 de março de 2024, antes da revisão dos 10 mil km, levei o carro na Diamantina Veículos para verificarem. Eles verificaram tudo, tiraram inclusive o amortecedor, mas não encontraram nenhum problema e disseram que esse barulho era uma característica do veículo e até sugeriram que eu dirigisse o carro do teste drive para constatar. Eu disse que não precisava, pois eu queria resolver o meu problema. Assim, o barulho continuou me incomodando. Fiz várias pesquisas na internet e verifiquei que esse barulho é uma reclamação recorrente dos proprietários, tanto do Corolla Cross quanto do Corolla sedan", afirma o proprietário do veículo. O que diz o especialista? "É preciso investigar a origem desse barulho, uma vez que apenas os relatos não são suficientes para chegar a um diagnóstico correto. É de se estranhar que os proprietários afirmem que esse defeito ocorre em carros pouco rodados e com histórico de revisões feitas em concessionária. De todo o modo, é preciso averiguar se há algum componente defeituoso ou se a suspensão apresenta peças com folgas ou mal apertadas, pois esse conjunto é primordial na segurança do veículo pelo fato de absorver os impactos dos buracos, manter as rodas em contato com o solo, além de controlar a movimentação da carroceria nas curvas", explica o mecânico automotivo Paulo Vianna. Câmbio automático Ruídos, trancos e mau funcionamento do câmbio automático também estão entre os defeitos mais denunciados pelos proprietários do Corolla Cross no Reclame Aqui. “O carro com 1.000 km apresenta tranco no câmbio quando há a troca da primeira para a segunda marcha. É extremamente irritante, a troca não é suave. Parece uma carroça”, reclama o cliente Bruno, de São Paulo (SP). Segundo a resposta da Toyota, "fo

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