Dia do Caminhoneiro: confira 7 mitos sobre a manutenção do caminhão

Com a maior frota do Brasil, com mais de 700 mil veículos registrados, o estado de São Paulo celebra no próximo domingo o Dia do Caminhoneiro; abaixo, Zapay esclarece algumas dúvidas comuns entre esses profissionais.

Dia do Caminhoneiro: confira 7 mitos sobre a manutenção do caminhão
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Celebrado no dia 30 de junho desde 1986, no estado de São Paulo, o Dia do Caminhoneiro é uma das datas dedicadas a homenagear esses profissionais que percorrem as estradas do país, tendo que lidar com inúmeras dificuldades e riscos durante suas rotinas profissionais. Segundo dados do Ministério de Transportes, São Paulo é o estado que possui a maior frota de caminhão do país, com 727.426 veículos registrados em maio deste ano.

Para esclarecer algumas dúvidas comuns entre os caminhoneiros, a Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, separou sete mitos sobre a manutenção dos caminhões.

1 - Dirigir em ponto morto economiza combustível?

Mito: O que ocorre é o oposto, pois quando o veículo está engatado em uma descida, a injeção de combustível é suspensa, pois o caminhão entende que o motor não está precisando de combustível para rodar. Em ponto morto, o módulo da injeção não faz essa leitura, e o motor continua a funcionar e a gastar combustível. Dessa forma, descer ladeiras no ponto morto é um gesto perigoso, que sobrecarrega o sistema de frenagem e aumenta o desgaste das lonas e dos tambores.

2 - O motor precisa aquecer?

Mito: Os caminhões atuais apresentam sistema de injeção eletrônica, de modo que não é mais necessário deixar o motor ligado por alguns minutos antes de arrancar.

3 - A válvula termostática atrapalha o funcionamento do motor?

Mito: As válvulas termostáticas dividem a água entre o motor e o radiador, resfriando e aquecendo o que for necessário. Assim, retirar esse equipamento pode ser prejudicial a esse equilíbrio, fazendo o motor demorar mais para ficar quente, ou até mesmo podendo aquecer em demasia.

4 - O aditivo da água do radiador é desnecessário?

Mito: O uso de aditivo impede que a água do sistema de arrefecimento congele ou entre em ebulição, além de evitar a corrosão e a oxidação do motor.

5 - O óleo de mamona evita corrosão do chassi?

Mito: O uso do óleo de mamona pode fazer com que haja mais desgaste no chassi, além de ressecar as partes plásticas e os componentes de borracha, como vedações e mangueiras.

6 - Acelerar ao ligar é bom para o motor?

Mito: Para motores carburados essa afirmação até poderia ser verdadeira, mas para os veículos atuais, que apresentam injeção eletrônica, é um mito. Acelerar o veículo ao ligá-lo faz com que mais combustível seja gasto, além disso, os pistões trabalham mais rápido do que o normal nos cilindros, fazendo com que eles precisem de mais lubrificação.

7 - É bom dar uma acelerada antes de desligar?

Mito: Engana-se quem acha que acelerar antes de desligar o caminhão pode injetar combustível ao motor e manter o óleo lubrificante nas partes móveis, o que facilitaria nas partidas futuras. Quando o condutor acelera antes de desligar, a turbina do motor gira mais rápido e, como ela funciona por inércia, apenas vai parar um pouco depois que o motor for desligado. No entanto, o óleo é cortado assim que o motor é desligado. Dessa forma, a turbina fica girando um tempo sem lubrificação, o que pode causar desgastes, podendo trazer dores de cabeça ainda maiores em peças que podem pesar no bolso do dono do caminhão.

Vale lembrar que a Zapay oferece uma plataforma para facilitar a vida do caminhoneiro, auxiliando esses profissionais e trazendo comodidade e controle na gestão de seus veículos. Por meio do aplicativo, eles podem consultar débitos de trânsito e realizar pagamentos de multas, impostos e IPVA com opção de pagamento pelo PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito.

Sobre Zapay

Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com milhões de clientes atendidos em seu aplicativo e site, a Zapay é credenciada e opera junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e aos Detrans para ofertar a consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o Brasil. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem seus débitos de trânsito (IPVA, licenciamento e multas) no Pix ou no cartão de crédito em até 12X. Em março de 2024 passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.

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Fonte:

VCRP Brasil
Jéssyca Oliveira