Motos: Shineray do Brasil completa 18 anos de operações

Montadora atinge a maioridade com recorde de vendas, portfólio com cilindradas mais altas e reestruturação das revendas para reunir gama de serviços em um só lugar.

Motos: Shineray do Brasil completa 18 anos de operações
Somente no primeiro semestre, foram comercializadas quase 45 mil motos
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

Há 18 anos, no dia 29 de junho, nascia a terceira maior montadora de veículos de duas rodas do país. Instalada no Complexo de Suape (PE), um dos principais polos industriais do Brasil, a Shineray chega à maioridade com uma trajetória marcada pela crescente inovação de sua linha de produtos, que facilitam a mobilidade de milhares de pessoas há quase duas décadas com alto investimento em design, tecnologia e custo-benefício.

Uma história de sucesso iniciada com a chegada das icônicas "cinquentinhas", mas marcada pela evolução da marca e diversidade para todos os públicos. No cronograma de lançamentos de 2024, estão os primeiros modelos custom, trail e crossover da Shineray do Brasil. E é por conta da diversificação da gama de produtos que a maior montadora do segmento na região Nordeste comemora seu aniversário com um crescimento recorde de 146% nas vendas do primeiro semestre ante o mesmo período de 2023, com quase 45 mil motos comercializadas somente de janeiro a junho deste ano.

"A Shineray celebra seu melhor momento, vivemos a concretização de um sonho que começou em 2005. Atingimos um patamar de qualidade e tecnologia que marcam uma nova era da Shineray no mercado nacional. Oferecer produtos com excelente custo-benefício está no nosso DNA, mas também passamos a investir fortemente na nossa relação com o revendedor e na padronização das lojas, além de trazer produtos de maiores cilindradas para o nosso portfólio", reforça o CEO da Shineray do Brasil, Edson Medeiros. 

A padronização das novas revendas, que unem showroom, pós-vendas e peças em um só lugar, também é um ponto alto de fidelização dos consumidores e atração de novos investidores. Hoje, são mais de 200 revendas ativas em todo o país, além de oito lojas próprias e três centrais de distribuição da Shineray nos estados de Pernambuco, São Paulo e do Ceará. A expectativa da marca é a de inaugurar mais 70 revendas até dezembro.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Antes de iniciar suas atividades industriais, a Shineray do Brasil já traçava um novo cenário para o segmento de duas rodas no país, com a importação dos seus primeiros ciclomotores, em 2005. No ano seguinte, foi inaugurada a primeira revenda da marca, a Star Motos, instalada no bairro da Imbiribeira, Recife (PE). Não tardou até que a qualidade e o custo-benefício dos ciclomotores conquistassem também revendedores na Paraíba, em Alagoas e também no Ceará.

No ano de 2012, o Complexo Industrial Portuário de Suape se posicionava como hub industrial para todo o Nordeste. Foi quando os sócios-fundadores da Shineray do Brasil vislumbraram, no plano-diretor do porto, a oportunidade de inaugurar a primeira montadora de veículos do complexo. Com capital 100% nacional, nascia a pedra fundamental da Shineray do Brasil. 

Sob investimento inicial de R$ 130 milhões, três anos depois acontecia a inauguração da primeira montadora de motocicletas do Nordeste. Um parque fabril com capacidade para montar 700 mil unidades/ano, entre veículos à combustão e elétricos. Hoje, são mais de 300 funcionários diretos envolvidos em todo o processo fabril, logístico e comercial.

A única montadora do segmento fora da Zona Franca de Manaus oferece mais de 40 produtos em seu portfólio, entre ciclomotores, motocicletas, scooters, quadriciclos e triciclos, com cilindradas que variam de 50cc até 175cc. No médio prazo, estão previstos lançamentos de motos com até 350 cilindradas.

INOVAÇÃO EM CADA MODELO

Com a inovação pulsando no seu DNA, a Shineray se reinventou e passou a desenvolver motos para diferentes perfis de consumidores. Dos veículos elétricos aos movidos a combustão, a marca tem investido ainda mais nos detalhes que a destacam da concorrência.

Uma das novidades de 2024 é a tela LCD colorida com GPS e conectividade a bordo do sistema Shineray X, ambos disponíveis na revolucionária Scooter Urban 150 EFI. É possível fazer o espelhamento e navegação (utilizando o software Carbit Ride), facilitando a dirigibilidade do condutor, que pode ter as informações de trajeto pelo painel da moto. 

Honrando seu compromisso com o público, a montadora já lançou neste ano dois novos modelos, a Free 150 EFI e a Urban 150 EFI. Ambas são motos de 150 cilindradas, mas com propostas distintas de pilotagem e que agradam aos mais diversos públicos.

Ainda para 2024, novos modelos estão previstos, inclusive de cilindradas mais altas. Titanium 250, que promete ser uma das novidades do segundo semestre, é um dos lançamentos que estão no cronograma de lançamentos, assim como a SHI 250. Iron 250 é outro lançamento aguardado pelo mercado que vai deixar o portfólio da Shineray ainda mais completo. 

FACILIDADE NA COMPRA

Além do e-commerce para modelos elétricos, com parcelamento em até 12 vezes e entrega grátis para todo o país, os clientes agora podem optar pelo consórcio. A nova modalidade de crédito é oferecida em parceria com a Âncora Consórcios, empresa com 35 anos no mercado que, mensalmente, comercializa uma média de R$ 300 milhões em cartas de crédito. As possibilidades de financiamento vão de 36 a 72 meses, com taxas de administração a partir de 0,42% ao mês e parcelas que começam em R$ 168,90 mensais, como é o caso da JET 125. 

Linha do tempo 

2006 - Nasce a Shineray do Brasil
2015 - No dia 29 de junho, era inaugurada a primeira montadora de duas rodas do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco
2021 - O ano da expansão nacional, com a abertura da primeira loja própria no Recife Outlet, em Moreno (PE), e planejamento estratégico para o Sudeste
2023 - A marca atinge recorde histórico de vendas, com 31 mil unidades emplacadas em todo o país
2024 - A marca se consolida e completa 18 anos de operações. De janeiro a junho, já atingiu quase 45 mil unidades vendidas

-x-

Fonte:

BSCPro Comunicação Estratégica
Luciana Elldorf
Bruna Siqueira Campos