Human Rights Campaign Foundation certifica a Nissan como uma das melhores empresas para talentos LGBT+ na América Latina

Subsidiárias da Nissan na Argentina, Brasil, Chile e México foram reconhecidas pelo canal educacional da maior organização de direitos civis dos Estados Unidos que trabalha para alcançar a igualdade para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais.

Human Rights Campaign Foundation certifica a Nissan como uma das melhores empresas para talentos LGBT+ na América Latina
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

América Latina – O crescimento da Nissan na América Latina segue de mãos dadas com um forte compromisso com as pessoas e a diversidade, equidade e inclusão. Como resultado disso, a fabricante japonesa foi reconhecida pela organização norte-americana Human Rights Campaign como uma das melhores empresas para os talentos LGBT+ na região.

Um grupo de funcionários da Nissan segurando uma moldura que diz 'Amor sem fronteras, orgulho sem limites'

A Human Rights Campaign (HRC) é a maior organização norte-americana que trabalha em favor dos direitos civis e da igualdade das pessoas, independentemente de suas identidades, expressões de gênero e orientações sexuais, ajudando as pessoas a se sentirem protegidas e seguras para serem autênticas diariamente, no ambiente familiar, de trabalho e em toda a sociedade. Considerada a pesquisa mais respeitada e de maior prestígio dos Estados Unidos em torno da igualdade no trabalho das pessoas LGBT+, o relatório anual da Human Rights Campaign apresenta o Índice de Equidade Corporativa, cuja avaliação destaca as empresas que estão um passo à frente em termos de conscientização, que são reconhecidas pela HRC como uma das 'Melhores Empresas para Pessoas LGBT+ Trabalharem'. Para realizar o levantamento na América Latina, a organização conta com parceiros locais.

Três funcionárias da Nissan segurando uma moldura que diz 'Amor sem fronteras, orgulho sem limites'

No Brasil, a empresa foi reconhecida na mesma categoria do relatório HRC Equidade BR 2024, outorgado pelo Instituto +Diversidade. Na Argentina, a Nissan recebeu este reconhecimento por meio do Índice HRC Equidad AR, por parte do Instituto de Políticas Públicas LGBT+. No Chile, a empresa obteve a certificação HRC Equidad CL como Mejores Lugares para Trabajar LGBTI+ 2024, outorgada pela Fundación Iguales com apoio da Pride Connection Chile, sendo a primeira e única montadora de automóveis a conquistar o reconhecimento naquele país. Já a Nissan Mexicana conquistou pelo terceiro ano consecutivo a certificação Mejores Lugares para Trabajar LGBTQ+ 2024, conforme o relatório HRC Equidad MX da organização ADIL Diversidad e Inclusión Laboral.

Logo da Nissan DEI

"A verdadeira diversidade não significa apenas aceitar as pessoas como elas são, mas celebrar as diferenças e aprender com elas para expandir o nosso potencial. Estes reconhecimentos na região confirmam que as ações que estamos implementando para favorecer a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ são significativas, conseguindo não só sensibilizar, mas também conquistar aliados para serem multiplicadores da mensagem", comentou Juan Rovatti, subdiretor de pós-venda na Nissan Argentina e sponsor do grupo de afinidade Nissan True Colors da Nissan América Latina, com foco neste tema.

3 mulheres e 1 homem, funcionários da Nissan, parados olhando a cÂmara, com uma camisa DEI

Alguns dos pilares da avaliação para ser uma das "melhores empresas para pessoas LGBT+ trabalharem" incluem contar com uma política de diversidade, equidade e inclusão corporativa e um comitê de diversidade, apoiar a cultura inclusiva e melhores práticas baseadas em dados, demostrar ações de treinamento e capacitação, além de evidenciar um compromisso público e iniciativas específicas para e com a comunidade LGBT+.

"As políticas corporativas inclusivas, nossa parceria regional com a Pride Connection, os treinamentos específicos, nossos próprios grupos de afinidade voluntários e todas as outras ações que realizamos para favorecer a inclusão são motivo de orgulho para nós na Nissan América Latina, além de causar um impacto positivo na sociedade", comentou Claudia Rodríguez, diretora de pós-venda na Nissan Mexicana e também sponsor do grupo de afinidade Nissan True Colors.

A empresa japonesa conta com uma ampla trajetória em termos de diversidade, equidade e inclusão. Uma jornada que a montadora pretende continuar,reconhecendo sua própria responsabilidade para contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

Sobre a Nissan América Latina

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da NMEX, NIBU e NSAM.

-x-

Fonte:

Nissan