Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para a penúltima rodada dupla da 10°temporada em Portland (EUA)

Rowland e Fenestraz pretendem manter a posição no campeonato enquanto a Fórmula E vai para os Estados Unidos.

Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para a penúltima rodada dupla da 10°temporada em Portland (EUA)
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E está preparada para enfrentar o Portland International Raceway pela segunda vez nas rodadas 13 e 14 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA 2023/24, enquanto a série chega ao penúltimo fim de semana da 10°temporada.

A equipe ocupa atualmente o terceiro lugar na classificação por equipes a quatro corridas do fim, depois de um desempenho sólido em Xangai, China, no mês passado, quando Oliver Rowland somou pontos em ambas as provas.

Após a corrida inaugural no ano passado, a Fórmula E agora retorna para uma corrida dupla no circuito de Oregon. Na primeira visita da série à pista, a Equipe Nissan de Fórmula E teve um excelente desempenho na qualificação, ficando em segundo e terceiro no grid, com Sacha Fenestraz na primeira fila.

A edição de 2023 também marcou o nascimento das corridas estilo pelotão, que se tornaram comuns ao longo desta temporada, com uma gestão cuidadosa da energia e acelerações no final para a linha de chegada. E as provas do próximo final de semana deverão manter esse novo movimento.

A pista de 3,19 km dá aos pilotos grandes oportunidades de ultrapassagem na Curva 1 antes de uma chicane apertada que leva a uma seção técnica exigente. Saindo da Curva 8, há uma curva à direita que segue para a longa reta de trás, proporcionando outra boa chance de passar para as curvas finais do Portland International Raceway.

A visita da Fórmula E aos EUA é um dos destaques da temporada para a equipe, já que a Nissan tem um forte relacionamento com o país, onde atua desde 1960, com a sede atual localizada em Franklin, Tennessee. Nos EUA, a Nissan emprega 21 mil pessoas e vendeu mais de 800 mil veículos no ano passado.

A ação na pista começa com os treinos livres FP1 na sexta-feira, enquanto a qualificação começa às 13h40 e o E-Prix às 18h03 (horário de Brasília) no sábado e no domingo.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E Team: "Estamos muito satisfeitos por chegar aos EUA em terceiro lugar no campeonato de equipes, entrando no penúltimo fim de semana de ação. Somos uma das duas únicas equipes que marcaram pontos em todas as rodadas desde a Corrida 3, e estou extremamente orgulhoso por toda a equipe por isso. Mas sabemos que teremos que continuar trabalhando duro para manter nossa posição. Portland foi o berço das corridas estilo pelotão, então esperamos o mesmo em ambos os eventos este ano também. Embora haja uma diferença no número de voltas entre as duas corridas, esperamos que ambas sejam semelhantes ao que vimos em Berlim e Xangai. É muito importante termos dois carros entre os 10 primeiros, não apenas em Portland, mas nas últimas quatro corridas, e temos total confiança em ambos os nossos pilotos para isso."

Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: "Tem sido uma temporada muito positiva para nós como equipe e pretendemos continuar isso no penúltimo evento. Nunca corri em Portland antes, mas estou confiante de que posso entrar em sintonia com a pista rapidamente, para que possamos marcar alguns bons pontos. Sabemos que será provavelmente mais uma corrida no estilo pelotão, na qual temos prosperado durante esta campanha. É importante ficar fora de problemas e aproveitar as oportunidades de ultrapassagem quando elas são oferecidas no momento certo, tenho gostado dessas corridas desde o início da temporada e espero que possamos ter outro fim de semana forte em Portland".

Sacha Fenestraz, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: "Os últimos meses foram intensos, com muitas corridas e viagens, por isso a pausa foi bem-vinda para nos prepararmos para estes dois últimos fins de semana. É importante agora maximizar as oportunidades que temos pela frente e garantir que terminaremos no posto mais alto possível na classificação das equipes. Esperamos mais corridas no estilo pelotão neste evento, por isso sabemos como é crucial ter um fim de semana limpo e permanecer na disputa até às últimas voltas.

Ano passado, em Portland, me qualifiquei na primeira fila e me senti muito confiante, por isso estou ansioso para retornar e ver o que podemos alcançar."

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada. Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica. Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

-x-

Fonte:

Nissan