EXCLUSIVO: Não somos contra produto importado, mas contra práticas desleais de comércio, afirma presidente da ANIP

Por Lara Roibone No mercado brasileiro, a disputa entre fabricantes de pneus locais e importadores tem se intensificado. As fabricantes nacionais argumentam que a imposição de tarifas sobre os pneus importados é crucial para proteger a indústria doméstica, garantir empregos e manter a qualidade dos produtos no mercado. Elas afirmam que a concorrência desleal de pneus estrangeiros, muitas vezes vendidos a preços inferiores devido a menores custos de produção, prejudica a sustentabilidade do setor nacional. Por outro lado, os importadores sustentam que a redução ou eliminação das tarifas beneficia o consumidor final, promovendo preços mais baixos e maior diversidade de produtos. Eles criticam as tarifas como um protecionismo excessivo que favorece monopólios e reduz a competitividade. Essa queda de braço reflete um dilema econômico clássico entre proteção da indústria local e promoção de um mercado mais aberto e competitivo, com implicações significativas para a economia e os consumidores brasileiros. Conversamos com exclusividade com Klaus Curt Muller, presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que compreende 11 empresas e 21 fábricas instaladas no Brasil sobre o impacto da taxação no setor: 1.           De que forma a isenção do imposto de 16% sobre importação de pneus de carga impactou a indústria nacional?

EXCLUSIVO: Não somos contra produto importado, mas contra práticas desleais de comércio, afirma presidente da ANIP
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Por Lara Roibone No mercado brasileiro, a disputa entre fabricantes de pneus locais e importadores tem se intensificado. As fabricantes nacionais argumentam que a imposição de tarifas sobre os pneus importados é crucial para proteger a indústria doméstica >>>

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