Como o motorista da Uber avalia se uma corrida é boa para aceitar?

Para os motoristas e entregadores de aplicativos que utilizam plataformas como Uber e 99, por exemplo, escolher a melhor corrida é essencial para maximizar o seu lucro e garantir a segurança. Isso pode ser feito pelo próprio usuário de forma manual ou utilizando aplicativos que podem automatizar o processo e ajudar esses profissionais a tomar decisões mais informadas. Mas afinal, o que caracteriza uma boa corrida?

Como o motorista da Uber avalia se uma corrida é boa para aceitar?
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Primeiramente, é preciso entender que uma oferta de corrida, sempre há informações, como o valor da corrida, que é o quanto o motorista vai receber por ela, a nota do passageiro, as informações para pegá-lo - endereço, distânciae tempo estimados para buscá-lo - e informações da viagem - endereço onde a pessoa será deixada, assim como distância e tempo estimados.

Pedro Inadaco-fundador da StopClub, plataforma que apoia motoristas e entregadores de aplicativos em suas jornadas de trabalho, explica que para chegar ao resultado do valor por km e o valor por hora de cada oferta de corrida é preciso juntar as informações até o passageiro e o da viagem e fazer alguns cálculos matemáticos.

"Embora seja uma conta simples que o motorista precisa fazer, ele recebe, em média, cerca de 100 ofertas por dia, enquanto está distraído dirigindo e embarcado com passageiros. Além disso, ainda precisa analisar diversas outras variáveis, como por exemplo saber se as regiões que vai navegar são seguras e têm chance de pegar outra corrida após deixar o passageiro. Ou seja, parece fácil, mas na verdade é muito mais difícil do que imaginamos. Muitos desses trabalhadores recebem ofertas de corridas que não compensam, ou seja, em que eles pagam para trabalhar, uma vez que depende muito do contexto do motorista - se o carro é alugado, é próprio, se ainda está pagando o financiamento, custo de manutenção do veículo, etc", diz.

O Semáforo Inteligente, desenvolvido pela fintech, inclui um sistema de cores que indica visualmente se aquela corrida vale a pena ou não para o motorista de acordo com os seus custos operacionais, utilizando critérios como o valor por quilômetro e por hora. Desta forma, fornece aos motoristas uma avaliação rápida das condições de cada oferta. Quando o quilômetro e a hora estão alinhados de forma favorável, a tela da corrida exibirá a cor verde, indicando uma ótima oportunidade.

"Se houver uma diferença entre esses critérios, como um bom quilômetro com hora ruim ou vice-versa, o semáforo mudará para amarelo, alertando os motoristas para possíveis desafios. Por fim, se ambos os critérios - quilômetro e hora - forem desfavoráveis, o semáforo ficará vermelho", finaliza Pedro.

A segurança também é um critério fundamental. Dicas de segurança recomendam que os motoristas analisem as ofertas, façam contato prévio com o passageiro e evitem áreas de risco, especialmente durante a noite. "Uma boa corrida para motoristas de aplicativos é aquela que combina rentabilidade, segurança e experiência positiva. Utilizar soluções tecnológicas de suporte pode fazer toda a diferença, proporcionando informações precisas e ajudando-o a tomar decisões mais estratégicas no dia a dia," finaliza.

StopClub

Criada em 2017, a StopClub é uma fintech social focada em apoiar motoristas de aplicativo por meio de ferramentas colaborativas que ajudam esses trabalhadores em seus desafios diários. Está entre as missões da StopClub criar uma comunidade unida e cada vez maior, que ofereça soluções de segurança e financeira personalizadas de acordo com a dor e necessidade de cada trabalhador. Atualmente a StopClub é a maior comunidade de trabalhadores de aplicativo do Brasil somando mais de 250 mil usuários em uma rede de compartilhamento de conhecimentos e experiências.

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Fonte:

Jangada Consultoria de Comunicação
Wendy Candido
Ketlyn Bastos
Daniel Legrady