VW Polo usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 6ª geração

Hatch agrada pela qualidade de construção e dirigibilidade, mas acabamento decepciona O Volkswagen Polo de sexta geração foi lançado no Brasil em setembro de 2017 para ocupar o espaço que existia entre o compacto Gol e o médio Golf no portfólio de hatches da marca alemã na época - esses dois modelos saíram de linha em 2022 e 2020, respectivamente, o que ajudou a consolidar o Polo como o principal hatchback da Volkswagen no mercado brasileiro nos últimos anos. Desde o seu lançamento, o Polo é fabricado em São Bernardo do Campo (SP). Mas, a partir de 2022, a atual versão de entrada Track começou a ser feita na fábrica de Taubaté (SP) para ocupar o espaço na linha de produção e substituir o veterano Gol, que teve a sua trajetória encerrada após 42 anos. Volkswagen Polo Track é versçao de entrada do hatch que desde 2022 ocupa a linha de produção do saudoso Gol Renato Durães + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Receita alemã com tempero brasileiro O Polo foi desenvolvido na Alemanha, mas sofreu uma série de adaptações por parte da engenharia brasileira da Volkswagen para lidar com as nossas condições de uso e rodagem. A começar pelo visual, que foi levemente retocado na grade e no para-choque dianteiro, para se diferenciar do modelo europeu; as suspensões utilizam componentes reforçados, maior altura de rodagem e calibração apropriada para encarar o castigado piso das ruas e estradas do Brasil. Por fim, os motores utilizados no Polo são dotados de tecnologia flex, para funcionarem com a nossa gasolina, que contém alto teor de etanol, ou somente com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Plataforma moderna e segura A estrutura do Polo é uma versão simplificada da plataforma MQB, utilizada em modelos mais sofisticados, como Golf, Passat e Tiguan. Ainda assim, a arquitetura MQB-A0 proporciona ao hatch alto nível de rigidez torsional, que reflete positivamente no comportamento dinâmico e, principalmente, na segurança do carro. Além de ser capaz de receber diversas tecnologias de auxílio à condução e de prevenção de acidentes, essa plataforma permitiu ao Polo atingir boas notas nos testes de colisão do Latin NCAP (entidade independente que avalia o nível de segurança dos carros vendidos na América Latina). Versão Track recebeu a mesma nota das outras configurações, apesar da produção em fábricas diferentes Divulgação Dimensões O Volkswagen Polo tem medidas bem próximas às dos hatches médios: 4,05 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,46 m de altura e 2,56 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 300 litros de capacidade, enquanto a área interna pode chegar a pouco mais de mil litros com o rebatimento do banco traseiro, caso seja necessário transportar cargas maiores. A capacidade de carga do Volkswagen Polo pode ultrapassar os mil litros com o rebatimento dos bancos Autoesporte Motorizações eficientes O Polo estreou com três opções de motores flex. A versão de entrada chegou com o 1.0 MPI aspirado de três cilindros de até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas. A configuração intermediária MSI era movida pelo 1.6 16V aspirado, de 117 cv e 16,5 kgfm, também combinado à caixa manual ou ao câmbio automático Tiptronic de seis velocidades. O 1.0 turbo de três cilindros chegava com 128 cv e 20,4 kgfm de torque, disponível nas versões Comfortline e Highline, sempre atrelado à transmissão automática. Initial plugin text Independentemente da motorização escolhida, o Volkswagen Polo é sempre lembrado pelo baixo consumo de combustível. O desempenho é condizente com a proposta do modelo, porém, as variantes turbo são elogiadas pelas respostas mais ágeis do propulsor. Sexta geração do Volkswagen Polo é equipada com motor 1.0 turbo TSI nas configurações Comfortline e Highline Divulgação Em sua primeira avaliação pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Polo 1.0 MPI obteve Nota A ao atingir médias de até 13,5 km/l no consumo combinado com gasolina; o 1.6 MSI fez 12,8 km/l ante 12,6 km/l do 1.0 turbo. Versão esportiva Em 2020, a linha Polo foi reforçada pela inédita versão GTS. Essa configuração se diferencia pelo visual mais esportivo, com detalhes em vermelho nos para-choques, nas costuras dos bancos, nas rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo, entre outros. No entanto, a "cereja do bolo" está sob o capô com o motor 1.4 turboflex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Freios e suspensão foram recalibrados para o carro lidar melhor com o ganho de desempenho (0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos ante 10 segundos das variantes 1.0 turbo), embora o câmbio seja o mesmo automático de seis marchas das versões mais pacatas. Initial plugin text Mudanças No último trimestre de 2022, o Polo chegou à linha 2023 com importantes atualizações externas, internas e mecânicas, além do reposicionamento de mercado que tirou equipamentos e reduziu a potência das ver

VW Polo usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 6ª geração
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Hatch agrada pela qualidade de construção e dirigibilidade, mas acabamento decepciona O Volkswagen Polo de sexta geração foi lançado no Brasil em setembro de 2017 para ocupar o espaço que existia entre o compacto Gol e o médio Golf no portfólio de ha >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.