BYD envia primeira turma de brasileiros da fábrica de Camaçari (BA) para intercâmbio na China

Grupo vai passar 3 meses na sede da empresa em Shenzhen.

BYD envia primeira turma de brasileiros da fábrica  de Camaçari (BA) para intercâmbio na China
Primeira turma da BYD Auto Camaçari (BA) que vai fazer treinamento na BYD China
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

(20/06/2024) - A BYD começa a promover a troca de experiências entre brasileiros que trabalham na fábrica de Camaçari, na Bahia, com os colegas que trabalham na sede da greentech em Shenzhen, na China. A equipe é formada por especialistas, engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento. Serão três meses de intercâmbio na China para os profissionais conhecerem o funcionamento de toda a cadeia de produção de automóveis que é desenvolvida pela matriz da BYD. Os participantes irão interagir com engenheiros e profissionais técnicos que cuidam dos projetos e da linha de produção dos carros elétricos da companhia, que é líder mundial em vendas.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)

"Os treinamentos vão possibilitar a troca de conhecimento entre equipes e processos. Vamos construir aqui na Bahia o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, tendo a nossa matriz na China como espelho. Temos hoje colaboradores chineses aprendendo aqui com a gente e agora chegou a vez dos brasileiros irem pra China conhecer a fundo como os projetos nascem e são desenvolvidos por lá. Vamos transformar a Bahia num hub de exportação e temos muito trabalho pela frente", afirma Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Auto Camaçari.

A equipe com 14 profissionais é formada por 12 baianos, um piauiense e um paulista. Todos foram contratados no começo do ano para a unidade BYD Auto Camaçari, onde está sendo construída a maior fábrica da BYD fora da Ásia. Entre eles, uma mulher, a engenheira de Qualidade Sheina Tura, que nasceu em Irecê, no centro-norte baiano. A profissional tem uma larga experiência em processos de qualidade de fabricação de automóveis e, na BYD Auto Camaçari, será uma das responsáveis pela análise de diagnóstico das peças que compõem o carro para prevenir problemas ou gerar ações corretivas, quando necessárias. Durante o treinamento em Shenzhen, a engenheira vai conhecer os detalhes das peças e equipamentos e a origem de toda a produção.

"Conhecer o produto BYD num alto nível de detalhe vai ajudar a entender o processo e chegar na raiz de um possível problema, antes mesmo que ele aconteça", diz Sheina. Um grande conhecimento que ela vai trazer da fábrica de carros elétricos mais moderna do mundo e que será replicado para a equipe na Bahia. A única apreensão é com o marido e a gatinha Princesa que vão ficar em Salvador sozinhos até setembro. "Dá mesmo um frio na barriga, mas é uma grande oportunidade para nós que estamos fazendo parte desse momento de implantação", ressalta Sheina. 


Sheina Tura, engenheira de Qualidade que vai levar a força feminina para a primeira turma da BYD Camaçari na China

O engenheiro baiano Fernando Hage também está na expectativa para a viagem. Ele fazia parte da equipe de monotrilhos de uma das empresas da BYD Brasil e foi transferido para a BYD Auto Camaçari em maio. Hage é especialista em planejamento e agora o foco é na construção da nova fábrica de automóveis da BYD na Bahia. Ele espera poder vivenciar durante o treinamento toda a rotina dos colegas chineses e aprender mais sobre a forma de trabalho e sobre toda a tecnologia desenvolvida na BYD China. "Como resultado dessa viagem, pretendo estreitar os laços com minha liderança chinesa e poder contribuir de forma assertiva com a construção da fábrica de veículos em Camaçari, provendo para toda sociedade brasileira e, principalmente, a baiana, produtos altamente tecnológicos e com qualidade e segurança", comenta Hage. 

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

Fernando Hage, engenheiro de Planejamento que migrou da área de monotrilhos para a BYD Auto Camaçari

Durante todo o processo de implantação da fábrica, outras turmas serão enviadas para o intercâmbio na China com o objetivo de aprender sobre alta tecnologia, mas também ensinar sobre o jeito brasileiro de fazer carro. É uma troca de conhecimento enriquecedora para o mercado automotivo do Brasil, e em especial, da Bahia.

As vagas da BYD Auto Camaçari

As obras de implantação da fábrica de Camaçari começaram em março. Hoje já trabalham na unidade baiana quase 500 pessoas, entre funcionários BYD e terceirizados. Sendo a maioria formada por baianos. A previsão é gerar 10 mil postos de trabalho – entre empregos diretos e indiretos quando a fábrica estiver em pleno funcionamento. Hoje existem quase 100 vagas abertas para os mais diversos cargos como:

- Analista de embalagens
- Analista de operações
- Engenheiro de processos
- Engenheiro mecânico
- Tradutor mandarim - português
- Técnico em automação industrial
- Técnico em mecânica.
- Técnico em soldagem. 

A lista completa está na nossa página na Internet: Link 


Máquinas em ritmo acelerado na construção da fábrica da BYD em Camaçari (BA)

O complexo possui uma área total de 4,6 milhões de metros quadrados. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas. O investimento previsto passou de 3 bilhões para 5,5 bilhões, 83% a mais do que anunciado inicialmente. Até o fim de 2024, os primeiros veículos da BYD começarão a ser montados no complexo. A produção completa dos carros na Bahia deve começar em 2025 e terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa. Com essa iniciativa, a BYD se consolida cada vez mais no país e reforça o compromisso com a indústria automotiva, o meio-ambiente e o desenvolvimento de novas tecnologias que trarão Camaçari de volta aos competitivos mercados automotivos nacional e internacional.

SOBRE A BYD

Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

-x-

Fonte:

BYD do Brasil

Linkpress Comunicação Integrada
Ricardo Ghigonetto