Levantamento mostra que quase 30% dos compradores de veículos buscaram transação com pessoas físicas nos últimos três meses
Estudo da Creditas realizado entre março e maio deste ano indica que compradores estão buscando alternativas mais acessíveis para compra de um veículo.
São Paulo, junho de 2024 – Um levantamento realizado pela Creditas, plataforma de soluções financeiras líder na América Latina, mostra que 28% dos clientes que negociaram um veículo pela instituição realizaram transações entre pessoas físicas (C2C) para a aquisição de veículos seminovos ou usados. O estudo contempla os clientes da empresa entre os meses de março a maio de 2024 e reforça o crescimento dessa alternativa de aquisição de automóvel por parte dos brasileiros. Segundo um balanço da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), mais de 14 milhões de automóveis usados foram vendidos em 2023, representando uma alta de 8,7% em relação ao ano anterior.
O estudo da Creditas também aponta que, desses clientes que optam pela transação C2C, 37% estão comprando um veículo pela primeira vez, e 93% têm urgência na compra, concluindo o processo dentro de uma semana a um mês. Por conta disso, algumas plataformas passaram a facilitar esse tipo de transação, criando ambientes para o contato entre vendedor e comprador, auxílio nos trâmites burocráticos e ampla oferta de crédito.
"Nossa ideia é oferecer maior praticidade aos vendedores e compradores de automóveis, ao mesmo tempo que garantimos a segurança e o apoio burocrático e financeiro dessa transação", explica Carlos Domingues, Diretor de Financiamento de Veículos da Creditas. Desde 2023, a empresa oferece a operação no estado de São Paulo, em Belo Horizonte e na cidade do Rio de Janeiro.
Com o apoio da Creditas, o cliente pode contar com o financiamento multibanco, produto que simula a contratação em até seis bancos parceiros, comparando as taxas e melhores condições. Além disso, a empresa também disponibiliza equipes de especialistas que oferecem apoio documental, como nos serviços de cartório, despachante e laudo cautelar.
"A conveniência de encontrar tudo em um só lugar torna o processo muito mais tranquilo, evitando que ambas as partes se frustrem devido a algum imprevisto que possa acontecer sem a supervisão e suporte de um terceiro", finaliza Domingues.
Sobre a Creditas
Creditas é uma plataforma digital focada em melhorar a vida das pessoas na América Latina em 3 ecossistemas: auto, imobiliário e benefícios corporativos. A empresa disponibiliza um amplo leque de produtos e serviços aos seus clientes, incluindo soluções fintech, seguros digitais e soluções ao consumidor, usando sua tecnologia proprietária para oferecer uma experiência única. Sua carteira de crédito inclui crédito imobiliário, de veículo e empréstimo consignado, proporcionando acesso a soluções e serviços com opções integradas de financiamento e refinanciamento. Em seguros digitais, é a maior corretora independente do Brasil, oferecendo seguros de automóveis, residenciais e corporativos em parceria com mais de 16 operadoras. Fundada em 2012, recebeu aportes de fundos de capital de risco internacionais, que somam mais de US$879 milhões.
-x-
Fonte:
Creditas / Ideal
Matheus Araújo