InMetro confirma que vai cortar autonomia dos carros elétricos em 30% no ciclo PBEV

InMetro confirma corte em 30% da autonomia dos BEVs no Brasil em atualização dos requisitos de avaliação do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV)O InMetro confirmou que vai fazer uma atualização nos requisitos para avaliação de consumo energético e emissões dos veículos que integram o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Desde o ano passado, foi anunciado um corte de 30% na autonomia dos carros elétricos em nosso mercado, sendo essa uma das principais atualizações. A incorporação de ensaios específicos de veículos a bateria é baseada nas normas da ABNT e SAE (Society of Automotive American Engenieers). Esse rigor nas autonomias serve para atender parâmetros de cálculo emitido pelo veículo. Esse corte também segue o padrão estabelecido pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE/Ibama). Com isso, a autonomia dos carros elétricos será cortada nas etiquetas que estão presentes na hora da aquisição dos veículos nas concessionárias, com uma portaria que determina que os valores de autonomia e eficiência divulgados pelas montadoras sejam os mesmos que constam na tabela do InMetro. No entanto, esse corte na autonomia gerou críticas e vai colocar o PBEV bem próximo do padrão EPA dos Estados Unidos. Este ainda é diferente dos padrões globais, como o WLTP, além de afastar ainda mais dos otimistas padrões chineses CLTC ou NEDC. “São alterações amplamente discutidas com a indústria, em um processo de evolução constante do programa. Queremos dar informações relevantes ao consumidor, para ajudá-lo na decisão de compra, e ajudar a indústria a comunicar à sociedade os principais atributos dos seus produtos”, afirmou Hercules Souza, Chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos (Divet). A mudança também vai fazer com que a autonomia divulgada pelo PBEV seja resultado de uma condução mais agressiva que normal, ainda mais sabendo que elétricos tem autonomia diretamente afetada pela forma de conduzir. Por exemplo, a autonomia de vários elétricos será diretamente impactada. O carro com maior autonomia hoje do mercado é o BMW iX xDrive50, que oferece 630km no ciclo WLTP. Com essa atualização do PBEV, a autonomia será reduzida para 528km. Já o MINI Cooper S E, que tinha uma autonomia de 234km no ciclo WLTP, passa a ter uma autonomia de 161km, mesma autonomia do JAC E-JS1, que antes divulgava ter uma autonomia de 302km. Fotos: Renault / divulgação | Peugeot / divulgação

InMetro confirma que vai cortar autonomia dos carros elétricos em 30% no ciclo PBEV
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