Em jogo de erros, deu Verstappen no ótimo GP do Canadá

Parece até que eles fazem de propósito: colocam o GP do Canadá logo depois do GP de Mônaco, sabendo que a corrida de Montreal tem grandes chances de ser tudo o que a não-corrida do Principal não foi.  Com uma mãozinha do tempo instável desde a sexta-feira, a corrida teve várias fases, colocou os pilotos e estrategistas sob pressão, e no final venceu quem executou melhor a prova frente a todos os desafios. Em outras palavras, o resultado não poderia ser outro: venceu o melhor conjunto da F1 atual, com suspensão dura e tudo, Max Verstappen e Red Bull. Mas outras duas equipes poderiam ter vencido o GP do Canadá.  A McLaren com Lando Norris se o time tivesse reagido rapidamente ao Safety Car, como o inglês acredita que seria possível, embora a corrida tenha sido neutralizada na volta 25 quando ele estava a cerca de 300m da entrada do box. Ouvindo a conversa dele com o engenheiro antes disso, dá para supor que o próprio ritmo forte tenha impedido que uma decisão já estivesse tomada sobre um troca caso houvesse um SC. Os pneus de Russell e Verstappen tinham acabado, eles aproveitariam qualquer oportunidade de trocar. Com Norris, a situação não era a mesma e a conversa era se eles poderiam evitar um segundo jogo de intermediários e ir direto para o slick. De qualquer maneira, certamente haverá uma revisão dos procedimentos para eles entenderem se poderiam ter reagido mais rápido. E a Mercedes também teve chance de vencer com George Russell, caso ele não tivesse saído da pista tantas vezes. Por que a Mercedes estava no lugar da Ferrari? A Mercedes ocupou o espaço que geralmente é da Ferrari por uma combinação de fatores. O carro melhorou depois que a equipe desistiu de sua asa dianteira e voltou a um conceito mais simular ao utilizando anteriormente. O carro agora funciona em uma janela menos estreita, embora outros fatores como a temperatura baixa e as características específicas da pista de Montreal, sem curvas de alta velocidade e sendo um circuito mais de tração, possam ter ajudado. A temperatura certamente não ajudou a Ferrari, que deu mais um indicativo, a exemplo do que tinha acontecido na China, de que foi longe demais na tentativa de colocar menos energia nos pneus e evitar degradação. Com a mesma suspensão traseira, a Haas também sofreu com a temperatura da pista mal passando dos 20ºC. Largando fora do top 10, eles fizeram uma corrida para esquecer, e ainda por cima tiveram problemas de motor com Leclerc. Voltando ao pelotão da frente, Russell defendeu bem a pole position, conquistada, literalmente, por um vácuo de diferença: ele fez exatamente o mesmo tempo de Verstappen, mas obteve a marca antes do holandês. Corrida começa com jogo estratégico de pneus Tinha chovido constantemente antes da prova, embora o céu tivesse partes azuis, e os pilotos estavam com pneus intermediários esperando a formação de um trilho. Aproveitando que estavam colocando pouca energia nos pneus, as Haas eram as únicas com os pneus de chuva e voavam ao invés de superaquecerem esse composto, o que seria o mais normal para a quantidade de água que havia no asfalto. Magnussen chegou a andar em quarto depois de largar em 14º. Lá pela volta 8, a vantagem deles acabou. O trilho estava se formando, e os pilotos tinham que adotar um ritmo que permitisse manter esses intermediários vivos pelo máximo de tempo possível. Até porque havia previsão de mais chuva pelo caminho. As duas McLaren, em terceiro e quarto (após a parada de Magnussen), adotaram um ritmo bem lento a essa altura. Isso trouxe dividendos: quando Russell e Verstappen começaram a sofrer com o superaquecimento dos intermediários, Norris passou os dois e passou a voar na liderança, chegando a abrir quase 10s. E Piastri, que chegou a estar 14s atrás, estava grudado em Verstappen e Russell, cuja posição tinha sido invertida depois que George saiu da pista tentando se defender de Lando. Safety Car chega na hora errada para Norris desta vez Foi então que Logan Sargeant, que já tinha namorado com o muro duas vezes, bateu. O Safety Car foi acionado quando Norris estava no final da última reta, e ele não teve tempo de entrar. Foi pego pelo Safety Car na saída do box (como Verstappen tinha sido em Miami, embora a situação não seja exatamente a mesma) e fez uma volta tão lenta que perdeu a vantagem que tinha construído e só voltou em terceiro porque Piastri tirou o pé. A maioria dos pilotos aproveitou o SC para colocar mais um jogo de intermediários, a não ser Tsunoda, Ocon e Bottas, que não tinham muito a perder. O japonês e o francês se colocaram em sétimo e oitavo com essa estratégia. Após a relargada, na volta 30, Verstappen lentamente conseguiu escapar de Russell, abrindo 3s em 14 voltas. Tinha voltado a chover por alguns minutos, a pista estava molhada novamente, e o próximo desafio seria entender o momento certo de colocar pneus de pista seca, já que a previsão era de tempo seco até a bandeirada. É hora de colocar os slicks Fora dos pontos, Gasly é o primeiro a arriscar colocar o

Em jogo de erros, deu Verstappen no ótimo GP do Canadá
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