Paciência: receita de Pip...
Mais experiente brasileiro na edição 2024 da icônica prova francesa, paulista disputará corrida pela nona vez Pipo Derani tem 30 anos e muita história para contar em sua trajetória no automobilismo. Seu início de carreira foi no kartismo para, em seguida, fazer a transição aos monopostos e seguir caminho na Europa. Mas o movimento decisivo para o paulista foi a partir de 2014, quando partiu para as corridas de longa duração. Desde então, Luís Felipe encontrou o sucesso nos Estados Unidos: bicampeão do IMSA (2021 e 2023), vencedor das 24 Horas de Daytona (2016) e três vezes ganhador das 12 Horas de Sebring (2016, 2018 e 2019). A estante cheia também tem lugar para um troféu muito especial: o de segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans de 2017 na classe LMGTE-Pro. Foi a maior glória em La Sarthe em oito participações até agora de Pipo Derani na mais famosa corrida de resistência do planeta. Com enorme experiência, Derani vai encarar, em 2024, sua nona edição das 24 Horas de Le Mans, prova que será disputada entre 15 e 16 de junho e vai anteceder a Rolex 6 Horas de São Paulo. Com ingressos à venda, a prova brasileira será realizada em Interlagos, no dia 14 de julho. Derani é aquele que mais tem bagagem nas 24 Horas de Le Mans entre os seis brasileiros inscritos na prova deste ano. Pipo ainda será referência para o compatriota e estreante Felipe Drugovich, que será seu companheiro de equipe na pilotagem do Hypercar Cadillac V-Series.R #311 da Whelen Cadillac Racing Action Express, sua equipe também no IMSA SportsCar. Conhecedor dos segredos de Le Mans, Pipo Derani é o segundo piloto brasileiro com mais largadas na história da prova, ficando atrás somente de Thomas Erdos — com 13 participações em La Sarthe, entre 1995 e 2011. O piloto ressaltou o fator fundamental para ser bem-sucedido nas 24 horas mais desafiadoras do automobilismo mundial. “Acho que a lição mais importante de todos esses anos é que Le Mans é uma prova muito grande, na qual tudo muda muito rápido. Então, paciência é a palavra-chave. É sobre não cometer erros, uma vez que a prova vai mudando aos poucos, e é preciso se adaptar a ela. E, se você não for afobado e tiver paciência, as coisas acontecem da melhor forma possível”, disse. “Diante da multidão” — Fazer parte do grid do FIA WEC e competir nas 24 Horas de Le Mans tem proporcionado a Derani alguns dos momentos mais importantes da sua carreira. Na sua terceira participação na prova, Pipo correu com o famoso Ford GT da equipe Chip Ganassi e terminou no pódio em parceria com Andy Priaulx e Harry Tincknell, em prova vencida pelo também brasileiro Daniel Serra, de Aston Martin. “Ao longo desses oito anos, acho que a prova mais inesquecível foi em 2017, com a Ford. Chegamos em segundo, então subi ao pódio e vi aquela multidão à nossa frente, foi muito bacana”, destacou. Desde 2017, Pipo disputou a corrida em várias categorias: LMP2 (2015 e 2016), LMGTE-Pro (2017 e 2019) e Hypercar (2021 a 2023), a classe principal do FIA WEC. Derani exaltou o momento atual do Campeonato Mundial de Endurance, que em Le Mans terá 23 Hypercars, um recorde, entre os 62 carros do grid. “A atual situação do WEC é muito promissora. É muito bacana poder viver nessa nova era das corridas de protótipos. O novo regulamento Hypercar está trazendo de volta para as corridas de Endurance um grid cheio. Não há melhor momento do que esse para fazer parte disso de forma competitiva, disputar o IMSA e poder ir para Le Mans. É uma experiência muito legal e fantástica para a minha carreira”. Carro competitivo — O piloto faz um campeonato consistente na temporada 2024 do IMSA SportsCar. Foram três poles conquistadas e três segundos lugares em cinco corridas disputadas, cenário que coloca o brasileiro na vice-liderança do campeonato ao lado dos parceiros de pilotagem Jack Aitken e Tom Blomqvist. “Tem sido um ano super positivo no IMSA, muito competitivo. A vitória tem batido muito perto, mas tenho certeza que ela virá em algum momento. Estamos lá, sempre brigando lá em cima, pelo primeiro lugar, o que é mais importante”, disse. O Cadillac V-Series.R que Pipo acelera no IMSA será praticamente o mesmo com o qual o competidor vai correr em Le Mans em junho. “Temos somente algumas pequenas alterações aerodinâmicas para Le Mans, mas basicamente é o mesmo carro. Muito fácil para adaptar. No ano passado estivemos competitivos na corrida. Infelizmente, um acidente com meu companheiro de equipe na primeira volta acabou prejudicando nosso fim de semana, mas o carro foi competitivo, então esperamos poder carregar essa experiência de Le Mans no ano passado nessa segunda tentativa com a Whelen Action Express e com a Cadillac”, salientou. Depois do sucesso da dupla com Felipe Nasr no IMSA em 2021, Pipo Derani terá a chance de correr novamente com um compatriota na sua tripulação. Nas 24 Horas de Le Mans, o paulista vai ser um dos companheiros de equipe de Felipe Drugovich, que vai debutar na mais famosa corrida de Endurance neste ano. Piloto reserva d
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