Teste: Hyundai Ioniq 5 N de 650 cv é o que todo carro elétrico queria ser

Dirigimos o Hyundai Ioniq 5 N, esportivo elétrico que parece carro a combustão e consegue simular até trocas de marchas Barcelona (Espanha) é uma perdição para turistas. Sagrada Família, Parque Güell e Casa Batlló são paradas obrigatórias ao amantes de arquitetura. Aos fãs de futebol, os estadios Camp Nou e Olímpico respiram história do esporte. Mas o ápice da nossa passagem pela Catalunha foi longe desses lugares. Começou na sinuosa estrada BP-1103, a bordo do brutal Hyundai Ioniq 5 N, o único carro elétrico produzido até hoje por qualquer fabricante que consegue ser (muito) parecido com um veículo a combustão. Com o belíssimo cenário de um dia ensolarado, sem nuvens, e com a montanha do Montserrat ao fundo, curva vai, curva vem, e cada pisada no pedal do acelerador com o modo N ativado me desperta uma sensação que jamais tive com um carro elétrico. Os números são superlativos, é verdade: 650 cv de potência e 78,5 kgm de torque no modo N Grin Boost. No modo padrão, são “só” 609 cv e 75,5 kgfm. Mas não é isso que mais impressiona. Hyundai Ioniq 5 N é a versão mais extrema do Ioniq 5 Divulgação O volante treme como se houvesse um motorzão V8 trabalhando a todo vapor dentro do cofre. A aceleração parece progressiva, e acredite: você sente até trocas de marchas e trancos de reduções com um conta-giros no painel. Nada disso existe de fato, mas é tudo muito real e enigmático. “Nunca ninguém chegou perto disso”, pensava. Hyundai estuda volta de Elantra ao Brasil em versão esportiva de 290 cv Hyundai Ioniq 5: como é o elétrico de 300 cv que estreia em 2024 no Brasil Para a experiência ficar ainda melhor, ao ativar o N Active Sound+, um som artificial de carro esportivo toma conta da cabine. Mal dá para conversar — até eu que sou contra o uso de som artificial em carros elétricos me rendi nesse caso —, mas quem está do lado de fora do carro não ouve nada. Empolgação à parte, tudo isso tem explicação e é fruto de um projeto pioneiro. O Ioniq 5 é o primeiro carro elétrico feito pela N, divisão esportiva da Hyundai que reuniu equipes da empresa na Europa, na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. Apresentado em julho de 2023, durante o lendário festival de Goodwood, no Reino Unido, o carro foi desenvolvido por uma equipe formada por mais de cem engenheiros, liderados por Albert Biermann. Este trabalhou na divisão M da BMW por 30 anos e virou Consultor Técnico Executivo do Hyundai Motor Group em 2014. A fase final de desenvolvimento do Ioniq 5 N foi feita no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, onde o elétrico foi conduzido por 10 mil km até atingir a marca expressiva de completar uma volta em 7min45s59. Tornou-se, assim, o modelo mais rápido da história da Hyundai a completar o percurso de 20,8 km. Hyundai Ioniq 5 N tem bancos esportivos e aletas para simular troca de marchas Divulgação Mas como ocorre toda essa semelhança com um carro a combustão? Por meio de softwares. Claro que a Hyundai não revela a fórmula do sucesso, já que há uma corrida na indústria para dar aos carros elétricos a dinâmica de carro a combustão. Porém, é evidente que há mecanismos nas portas, no volante e nos pedais para passar aquela vibração de um poderoso motor V8 para o motorista. Hyundai Ioniq 5 N tem o interior com ótimos materiais Divulgação Já as “trocas de marchas” são feitas por um sistema chamado N e-shift, que simula um câmbio automatizado de oito marchas com dupla embreagem. Pelas borboletas atrás do volante, a cada comando, um software controla a entrega de torque e potência para simular essas trocas. A impressão, na prática, é de que por um milésimo de segundo essa entrega de força é interrompida para ampliar a sensação de progressão de velocidade e troca de marchas. Muita gente (sem grande experiência com carro elétrico) que andar nesse carro pode ficar na dúvida se é um veículo elétrico ou a combustão. Entretanto, se o motorista desabilitar os modos N e Sport+, bem como o ensurdecedor N Active Sound+, chega à “versão civil” do Ioniq 5 N. Aqui, encontra silêncio a bordo. No modo Eco, as borboletas otimizam a regeneração da bateria nas desacelerações em vez de brincar de troca de marchas. Hyundai Ioniq 5 N foi desenvolvido por Albert Biermann que trabalhou na divisão M da BMW por 30 anos Divulgação Percorri cerca de 80 km entre a saída da cidade e a subida da serra, até chegar ao circuito Parcmotor Castellolí. As curvas da BP-1103 seguem me acompanhando na pista fechada: são 12 ao todo. O cenário também continua belo: na encosta da montanha Monserrat, cheia de rochas e vegetação ao longo dos 4.140 km de extensão do traçado. Antes de acelerar, ouço as orientações do instrutor sobre a pista e, claro, ativo o modo N e o N Active Sound+. A primeira volta é de reconhecimento de traçado, porque o percurso é desafiador. Muitas curvas são fechadas e há trechos de subidas e descidas. Pneus Pireli P-Zero foram desenvolvidos para as pistas; rodas de 21 polegadas são exclusivas da versão N Divulgação Em relação a

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