J&T Express aposta em bicicletas para garantir entregas mais sustentáveis

Iniciativa aumenta eficiência nas entregas e busca reduzir em até 50% o volume mensal de emissões de CO2 da frota de motocicletas da transportadora, reforçando seu compromisso com a agenda ESG.

J&T Express aposta em bicicletas para garantir entregas mais sustentáveis
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

Com o propósito de contribuir para um sistema logístico ambientalmente responsável, a J&T Express, empresa multinacional do ramo de entregas expressas, adota uma abordagem inovadora e investe na expansão de suas operações, focando no uso de bicicletas como meio de transporte.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)

A iniciativa não apenas visa melhorar a eficiência das entregas, mas também reduzir significativamente a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, dando prova do compromisso da empresa com as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), cada vez mais exigidas pelo mercado.

De acordo com Eduardo Caires, responsável pela Gestão de Redes da J&T Express Brasil, o objetivo é que o uso de bicicletas atinja 10% de todas as entregas realizadas no Brasil até o final deste ano. "A iniciativa da J&T em adotar o uso de bicicletas como meio de transporte para suas entregas demonstra um engajamento real com a sustentabilidade ambiental. Esta mudança não apenas contribui para a redução da emissão de CO2, mas também pode servir como exemplo inspirador para outras empresas do setor", afirma o executivo.
 


(Imagem: J&T Express Brasil)


Atualmente, a J&T Express conta com uma frota de mais de 590 bicicletas, com uso concentrados nas regiões norte e nordeste do país. São entregues 150 mil pacotes mensalmente por meio desse modal. O intuito da companhia é aumentar o número de bicicletas para cerca de 1,2 mil nos próximos meses, ampliando esse modelo no sudeste do país. A empresa está buscando expandir sua equipe de entregadores com bicicletas, com vagas disponíveis em todo o território nacional.

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

Ainda segundo o Coordenador de Operações de Redes da transportadora, a expectativa é de que, com a ampliação do número de bicicletas em circulação, a empresa reduza em até 50% as emissões mensais de CO2 em suas operações de entregas com motocicletas, em nove de suas unidades regionais.

"De acordo com estimativas calculadas pela nossa equipe de Redes, devemos diminuir nosso volume diário de emissão de CO2 em cerca de 5 mil kg, graças ao aumento da frota de bicicletas em circulação. Até o final do ano, nossa meta é duplicar a quantidade de bicicletas utilizadas em entregas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Goiás, Ceará e Bahia. Já em Minas Gerais e no Maranhão, onde esse modal ainda é pouco utilizado, o número de entregadores com bicicletas deve crescer dez vezes, até dezembro de 2024", finaliza Caires.

Benefícios

A escolha pelas bicicletas oferece vantagens como sustentabilidade, agilidade, redução de engarrafamentos e de custos com combustível. Outra vantagem é que os entregadores não necessitam de habilitação para operar bicicletas, sejam elas elétricas ou não.

Do ponto de vista ambiental, as entregas de bicicleta diminuem a pegada de carbono (sistema de medida das emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida de atividades humanas, produtos, processos ou serviços, que chegam na atmosfera). Já sobre agilidade, os ciclistas conseguem andar e estacionar com mais autonomia e em vias especiais, como ciclofaixas, diferentemente de motos e carros. E, por não precisar de combustível, exigir pouca manutenção e não pagar impostos, a bicicleta acaba sendo uma opção muito mais econômica do que outros meios de transporte.

 

Estudos demonstram que o uso de bicicleta para entregas são uma tendência em crescimento, especialmente por sua abrangência sustentável. O relatório "The Promise of Low Carbon Freight", de 2021, comparou, usando dados de GPS, as rotas percorridas por bicicletas de carga em Londres com as rotas que as vans teriam de seguir para entregar os mesmos pacotes.

Os resultados mostraram que as bicicletas foram, em média, 1,61 vezes mais rápidas e conseguiram entregar mais pacotes no mesmo tempo que as alternativas motorizadas. O estudo avaliou 98 dias de trabalho e, neste período, as bicicletas ajudaram a evitar a emissão de que cerca de 3,8 toneladas de dióxido de carbono e mais de 5,5 quilos de óxido de nitrogênio na atmosfera.

Sobre a J&T Express

Fundada em 2015, a J&T Express é uma empresa global de serviços logísticos que atua em diversos campos, incluindo entrega expressa, armazenamento e cadeia de suprimentos a nível nacional e internacional. Está presente em 13 países, incluindo Indonésia, Vietnã, Malásia, Filipinas, Tailândia, Camboja, Cingapura, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, México, Brasil e Egito. Com uma infraestrutura de alta tecnologia digital e soluções altamente confiáveis, segue comprometida em fornecer aos clientes a melhor experiência em logística, como parte de sua estratégia global, conectando a todos com eficiência e qualidade.

Redes Sociais

LinkedIn: @jtexpressbrasil | Facebook: @jtexpress.brasil | Instagram: @jtexpress.brasil | TikTok: @jtexpressbr | Twitter: @jtexpressbrasil

x-

Fonte:

Máquina
Lucas Bandos