Honda Biz: preços, versões, equipamentos e custos de manutenção

A CUB mais vendida do Brasil oferece economia de combustível, facilidade de pilotagem e manutenção em conta. Mas é boa compra? A Honda Biz é uma das responsáveis por mudar a forma como o brasileiro enxerga as motocicletas. Quando chegou, em 1998, trouxe um ar de modernidade e, sobretudo, de praticidade ao trazer uma forma mais intuitiva de guiar para este tipo de veículo sobre duas rodas, características que não eram tão populares até então. O guia de compra de hoje traz a história, manutenção, preços e versões dessa que é a mais vendida do Brasil de sua categoria. Você mesmo já pode ter ouvido um diálogo como este: “moto é perigoso, mas até eu teria uma Biz”. Isso porque ela passa uma imagem de motocicleta mais amigável, menos agressiva e que proporciona facilidade para motociclistas iniciantes. Para quem se confunde na hora de trocar as marchas, a Biz vinha desde a primeira geração com câmbio semiautomático. Além disso, o escudo frontal também passa a sensação de mais segurança. Honda Biz já vinha equipada com câmbio semiautomático desde a primeira geração e é mais intuitiva na pilotagem Divulgação A construção de um legado A Honda Biz é uma CUB (Category Upper Basic, “categoria básica superior” em tradução livre), ou seja, ela quer oferecer mais do que as motos de entrada, mas sem deixar de lado a economia de aquisição, de manutenção e de consumo de combustível. Quando foi lançada, as CUBs como a Biz eram a primeira opção para quem queria abandonar o transporte público e ter mais agilidade na mobilidade urbana, papel que hoje é muito ocupado pelas scooters. Mas a desbravadora desse caminho foi, sem dúvida, a Honda Biz. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Lançada em 1998, a Biz trazia características técnicas de uma CUB vendida anteriormente no Brasil, a C-100 Dream, um modelo que fez muito sucesso internacional também. Mas, ao iniciar um projeto de uma CUB nacional, a Honda viu que precisava ir além de manter o motor de 100 cilindradas e o câmbio semiautomático. A inovação veio no design e também ao oferecer um baú sob o banco para guardar capacete e outros objetos. Veja como escolher as melhores motos para pessoas baixas Vale a pena comprar uma moto usada muito rodada? O motor de 100 cilindradas oferecia 6,2 cv de potência a 7.500 rpm e 0,74 kgfm de torque a 5.500 rpm. Nessa época, a Biz fazia médias superiores a 45 km/l com gasolina. Com o câmbio semiautomático de 4 velocidades, as mudanças dispensavam o manete de embreagem, deixando ao piloto apenas a obrigação de “pisar” no pedal para frente ou para trás e aumentar ou diminuir as marchas. Quando foi lançada, Honda Biz inovou com design e baú abaixo do banco com espaço suficiente para guardar capacete Divulgação A primeira atualização no design e no conjunto motriz veio em 2005 com o propulsor 125 (124,9 cm³) que entregava 9,1 cv a 7.500 rpm e 1,06 kgfm de torque a 3.500 rpm. Em 2009, esse mesmo motor recebeu a moderna injeção eletrônica e em 2011 a Biz 125 se tornou flex. No ano seguinte, voltou ao mercado a Biz 100, uma versão mais barata para competir no segmento de entrada. Em 2016, após a descontinuação da fabricação da Lead 110i (scooter que também agradou muitos brasileiros), a Honda passou a adotar este propulsor na Biz e a CUB passou a se chamar Biz 110i. Desde 2018 a Biz, tanto a 110i quanto a 125, já conta com painel eletrônico, tomada 12V sob o assento e freios combinados. Versões A Biz é vendida em duas versões e a principal diferenciação está justamente na motorização. Honda Biz 110i - R$ 11.670 Honda Biz 110i é versão mais barata da CUB, equipada com motor de 109,1 cilindradas que entrega 8,33 cv de potência e 0,89 kgfm de torque Divulgação Com motor de 109,1 cilindradas, a Biz 110i dispõe de 8,33 cv e 0,89 kgfm de torque e roda apenas com gasolina. A transmissão, nas duas configurações, é a de sempre: semiautomática de quatro velocidades. Tirando a largura e o peso — a 125 é 7 milímetros mais larga e 3 kg mais pesada —, o restante é praticamente igual nas Biz oferecidas atualmente nas concessionárias. A diferenciação se dará na pintura e grafismos. As médias de consumo giram na casa dos 50 km/l. Contudo, há duas distinções importantes em termos de segurança ativa. As rodas dianteiras e traseiras possuem 17 e 14 polegadas respectivamente, mas as rodas da Biz 110i são raiadas e de liga leve na 125. Os freios são outro ponto de destaque negativo na 110i: o dianteiro é a tambor de 130 mm e o traseiro, com a mesma defasagem tecnológica, tem 110 mm. Initial plugin text Honda Biz 125 - R$ 14.610 Honda Biz 125 é equipada com freio dianteiro a disco e motor mais potente, mas tem média de consumo mais baixa que a versão 110i Divulgação Já a unidade 125 tem freio a disco na roda da frente: são 220 mm de curso. O traseiro é igual ao da versão mais barata. O motor de 124,9 cm³ flex disponibiliza 9,2 cv e 1,04 kgfm de torque e suas médias de consumo são

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