Carro híbrido flex nacional: veja quem já tem e as marcas que vão lançar

Quase todas as fabricantes de carros já disseram que o futuro é elétrico. Porém, essa mudança deve levar mais tempo que o esperado e, até lá, os híbridos são uma transição suave enquanto a infraestrutura é preparada. No Brasil, modelos eletrificados representam 7,3% das vendas de veículos novos em 2024, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse índice deve chegar a 10% até o fim deste ano, segundo previsões da própria ABVE, e aumentar consideravelmente nos próximos, já que as maiores fabricantes do país prometeram lançar novos modelos híbridos, muitos deles em segmentos de entrada. Autoesporte traz abaixo como está o desenvolvimento dessa tecnologia de cada marca. Confira: Fiat Pulse é modelo já disponível no mercado que deverá receber configuração micro-híbrida Renato Durães + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Quem já tem Toyota A Toyota foi a primeira (e até agora é a única) a oferecer carros híbridos que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol. A tecnologia estreou no país em 2019, com o sedã Corolla, e ganhou o reforço do SUV médio Corolla Cross em 2021. De lá para cá, foram vendidas quase 100 mil unidades eletrificadas flex. Flagra do Toyota Corolla Cross 2025 Guilherme Sousa/Ver-o-Carro O pioneiro conjunto traz motor 1.8 aspirado flex com um elétrico. Combinados, entregam 122 cv. O consumo com gasolina passa de 18 km/l na cidade, no caso do Corolla. Além de pioneira, a Toyota já prepara os próximos passos. No início do ano que vem chega o Yaris Cross híbrido flex com um novo motor 1.5 acoplado a um elétrico. Mais adiante, a Toyota também terá um conjunto plug-in, que pode ser abastecido na tomada. Nesse caso, a estreia será em uma inédita picape intermediária que vai concorrer com Fiat Toro e Ram Rampage. Toyota Yaris Cross é SUV compacto que deve chegar com motorização híbrida flex em 2025 Felipe Celis Caoa Chery Há dois anos, a Caoa Chery anunciou uma linha de carros híbridos composta por Arrizo 6, Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro, Tiggo 8 Pro. Desses, o último é o único que chega ao Brasil importado, ainda que a marca tenha anunciado sua nacionalização, prevista para acontecer ainda este ano. Da lista, ele é o único híbrido plug-in, porém ele é movido apenas a gasolina. Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid teve nacionalização anunciada, mas ainda é importado Divulgação Os demais modelos eletrificados da Caoa Chery utilizam um sistema micro-híbrido, mais simples e rudimentar que as tecnologias paralela (ou em série) e plug-in (que pode ser carregada na tomada). Um pequeno gerador elétrico, que também funciona como alternador, abastece baterias de 48 volts. No caso da Caoa Chery, o sistema gera um incremento de 10 cv em potência e 4,1 kgfm no torque, totalizando 160 cv e 25,5 kgfm no motor 1.5 turbo flex sem injeção direta. A vantagem dos sistemas micro-híbridos é um custo menor, porém o ganho em consumo também é mais tímido, já que, sozinho, o motor elétrico não é capaz de mover as rodas. Nos próximos meses, chegará ao país o Tiggo 7 PHEV, também híbrido plug-in, com a mesma mecânica do Tiggo 8 Pro Hybrid. Resta saber se este será flex ou apenas a gasolina. Initial plugin text Quem vai ter (e quando) Stellantis - 2024 Ao que tudo indica, a Stellantis será a próxima empresa a lançar um carro híbrido flex no Brasil. Em agosto de 2023, o grupo que controla marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot anunciou a plataforma Bio-Hybrid com diversas tecnologias para veículos eletrificados, incluindo até elétricos, previstos para entrarem em produção no país até 2030. Voltando aos híbridos, ainda esse ano a empresa deve lançar modelos do tipo. Em Goiana (PE), os Jeep Compass e Commander terão versões híbridas plenas (HEV). O Compass Bio-Hybrid e-DCT deve ser o primeiro da lista, já em 2024. Ele terá o motor Turbo 270 (1.3 turbo flex) auxiliado por um motor elétrico de tração de cerca de 20 cv, com câmbio automatizado de dupla embreagem. Jeep Compass passará a ter versão híbrida plug-in ainda este ano Divulgação Até o começo de 2025, chegarão as configurações micro-híbridas dos Fiat Pulse e Fastback, usando como base o motor 1.0 turbo e uma pequena bateria de 12 volts alimentada pelo gerador elétrico. Nesse caso, a Stellantis decidiu importar da Polônia uma linha de produção usada para aplicar nos modelos brasileiros. Chevrolet - 2025 A presença da Chevrolet nessa lista é curiosa. Até alguns meses atrás, a marca insistia que a transição para os carros elétricos não deveria passar pelos híbridos. Recentemente, porém, executivos da empresa em todo o mundo disseram que a empresa terá veículos híbridos. O Brasil não ficou de fora. Fabio Rua, vice-presidente da empresa na América do Sul afirmou que o primeiro deles chega “nos próximos meses ou em um ano”. O executivo não disse qual tipo de híbrido a empresa deve lançar no Brasil ou em qual veículo a tecnologia será aplicada. Autoesporte apurou que a Chev

Carro híbrido flex nacional: veja quem já tem e as marcas que vão lançar
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Quase todas as fabricantes de carros já disseram que o futuro é elétrico. Porém, essa mudança deve levar mais tempo que o esperado e, até lá, os híbridos são uma transição suave enquanto a infraestrutura é preparada. No Brasil, modelos eletrificados >>>

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