TOYOTA, IDEMITSU KOSAN, ENEOS e MHI iniciam estudos para introdução de combustíveis neutros em carbono para automóveis

Focada em uma abordagem de múltiplas alternativas tecnológicas, a Toyota está trabalhando rumo à neutralidade de carbono não apenas por meio da disseminação de veículos eletrificados, mas também reduzindo as emissões de CO2 dos veículos com motor de combustão interna.

TOYOTA, IDEMITSU KOSAN, ENEOS e MHI iniciam estudos para introdução de combustíveis neutros em carbono para automóveis
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A Toyota Motor Corporation ("Toyota") em conjunto com a Idemitsu Kosan Co., Ltd. ("Idemitsu Kosan"), a ENEOS Corporation ("ENEOS") e a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. ("MHI") anunciaram o início dos estudos para a introdução e disseminação de combustíveis neutros em carbono que contribuirão para a descarbonização dos automóveis, com o objetivo de alcançar uma sociedade neutra em carbono. A meta é de que em 2030, os combustíveis neutros sejam introduzidos no Japão.

Sobre os combustíveis neutros em carbono

Os combustíveis neutros em carbono limitam as emissões de CO2 durante todo o ciclo de vida do produto. É um termo abrangente que inclui combustíveis sintéticos (e-fuel) elaborados a partir de hidrogênio e CO2, e biocombustíveis elaborados a partir de matérias-primas como plantas que absorvem CO2 por meio da fotossíntese. Especificamente, os combustíveis líquidos neutros em carbono são vantajosos do ponto de vista do armazenamento e transporte de energia e são adequados como fontes de energia transportáveis.

Escopo do estudo conjunto das quatro empresas

  • Discutir e analisar cenários e cronogramas para a introdução de combustíveis neutros em carbono no mercado automotivo japonês e os diversos sistemas necessários para sua introdução. 
  • Investigar a viabilidade da produção sob perspectivas como a segurança energética no Japão.
     

Focada em uma abordagem de múltiplas alternativas tecnológicas, a Toyota está trabalhando rumo à neutralidade de carbono não apenas por meio da disseminação de veículos eletrificados, mas também reduzindo as emissões de CO2 dos veículos com motor de combustão interna. Em 2007, introduziu no Brasil os veículos de combustível flexível (veículos que podem funcionar tanto com biocombustíveis quanto com gasolina). No futuro, continuará trabalhando para reduzir as emissões de CO2 dos veículos com motor de combustão interna, incluindo os veículos existentes, e também considerará o desenvolvimento de motores projetados especificamente para veículos eletrificados que contribuam para a disseminação de combustíveis neutros em carbono.

Já a Idemitsu Kosan, estabeleceu a visão "a formação da mudança" 2050 e, com base nesta premissa, tem trabalhado na implementação social de um fornecimento constante de "Energia um passo à frente" diversificada e ecológica, que constitui um dos três domínios comerciais estabelecidos em seu plano de gestão a médio prazo. Como parte deste esforço, a empresa busca a introdução precoce e a disseminação de combustíveis neutros em carbono (combustíveis sintéticos e biocombustíveis), enquanto colabora com várias empresas dentro e fora do Japão.

A ENEOS afirmou na visão a longo prazo de seu Grupo que assumirá o desafio de alcançar tanto um fornecimento estável de energia e materiais quanto a realização de uma sociedade neutra em carbono, está realizando várias iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, incluindo o uso de hidrogênio e energias renováveis e o desenvolvimento empresarial de combustíveis neutros em carbono, como os combustíveis sintéticos.

O Grupo MHI fez sua declaração de neutralidade de carbono para 2040, "MISSÃO NET ZERO", e está trabalhando ativamente para construir um ecossistema de soluções de CO2 e de hidrogênio. Por meio dos produtos, tecnologias e serviços do grupo MHI que ajudam a reduzir as emissões de CO2, assim como novas soluções e inovações que serão desenvolvidas com parceiros ao redor do mundo, contribuindo para tornar realidade uma sociedade neutra em carbono.

A colaboração e parceria entre indústrias são essenciais para a disseminação de combustíveis neutros em carbono em direção à realização de uma sociedade neutra em carbono. Como primeiro passo nesta direção, Toyota, Idemitsu Kosan, ENEOS e MHI colaborarão para empreender um estudo em direção à introdução e conhecimento de combustíveis neutros em carbono.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A divulgação deste material colabora diretamente para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU:____________________________________________________________

Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 66 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019, a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 78 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrida flex em circulação pelo Brasil. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas ("Happiness for All") e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações: Toyota Global e Toyota do Brasil.

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Fonte:

Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Marcelo Cosentino
Kessia Santos 

Giusti Creative PR
Guilherme Magna
Roberta Assis
Guilherme Esteves
Ana Carolina Cachoni