Festas de São João devem expandir viagens de ônibus interestaduais em 35%

Do feriado de Corpos Christi, em 30 de maio, até julho, o setor de transporte rodoviário estima um aumento significativo na demanda por viagens pelo Brasil.

Festas de São João devem expandir viagens de ônibus interestaduais em 35%
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

As empresas de ônibus interestaduais planejam expandir os horários de operação em cerca de 35% no mês de junho. É neste período que muitos brasileiros querem conhecer as principais festas de São João do Nordeste, principal destino das viagens. Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) são os mais tradicionais destinos, além de São Luís (MA), com o festival do Bumba Meu Boi.

"Se atualmente as empresas operam durante um determinado número de horas por dia ou semana, elas aumentarão esse período para melhor atender à demanda desses eventos. Isso pode incluir mais turnos, horas extras ou dias adicionais de operação", explica a conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), Letícia Pineschi.

Em 2023, estima-se que as festas de Caruaru e Campina Grande injetaram cerca de R$ 1,1 bilhão na economia local, de acordo com dados do Ministério do Turismo. "As festividades de São João celebram a cultura regional e as tradições brasileiras, e atraem cada vez mais turistas em busca de experiências culturais autênticas", comentou Letícia.

Além da movimentação de turistas, com as grandes festividades juninas também aumenta o trânsito intermunicipal e interestadual dos trabalhadores que atuam nas diversas atividades promovidas, da logística e montagem dos eventos à gastronomia, passando pela dança e manifestações culturais há um incremento significativo na geração de emprego e renda durante o São João que impacta também no deslocamento desses trabalhadores.

Alta temporada

O volume de viagens, segundo a ABRATI, já tende a aumentar na virada do mês de maio com o feriado de Corpus Christi, no dia 30. A data vai cair em uma quinta-feira, o que atrai muitos viajantes a emendar o descanso até o final de semana em diversos destinos pelo país. A alta temporada de viagens segue até o fim de julho, mês de férias escolares, momento em que as famílias aproveitam destinos diversificados como as grandes cidades, praias e de muita natureza.

"Estamos otimistas com o aumento no número de viagens no próximo bimestre. As festas juninas e as férias de julho são momentos importantes para o setor de turismo e transporte rodoviário. Estamos preparados para oferecer um serviço de qualidade, garantindo que os brasileiros possam aproveitar esses momentos com segurança e conforto", ressaltou a conselheira.

ABRATI

A ABRATI é uma associação que representa as empresas de transporte terrestre de passageiros no Brasil, trabalhando para promover um transporte seguro, eficiente e de qualidade. A associação atua em prol da regulamentação do setor, da defesa dos interesses das empresas associadas e da segurança dos passageiros.

-x- 

Fonte:

FSB Comunicação
Juliana Russomano