Equipe Nissan de Fórmula E pontua nas duas corridas da estreia do campeonato em Xangai

Escuderia mantém terceiro lugar na classificação geral depois de acumular sólidos pontos na China.

Equipe Nissan de Fórmula E pontua nas duas corridas da estreia do campeonato em Xangai
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

XANGAI, China – A Equipe Nissan de Fórmula E terminou entre os 10 melhores nas rodadas 11 e 12 da temporada 2023/2024 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E realizadas na China. Oliver Rowland pontuou em ambas as provas, que marcaram a primeira visita da categoria ao Circuito Internacional de Xangai.

Retornando à China pela primeira vez desde 2019, o fim de semana foi palco de dois dias cheios de ação roda a roda.

Na qualificação da rodada 11, no sábado, Rowland evoluiu para a fase de Duelos, chegando à Final e largando em segundo no grid. Sacha Fenestraz teve uma sessão extremamente apertada, largando em 22º no grid apesar de uma defasagem de apenas dois décimos de segundo. Em um E-Prix dramático, Rowland batalhou muito para liderar o pelotão, fazendo uma manobra na última volta para assumir a quarta posição, acumulando 12 pontos. Já o piloto franco-argentino Fenestraz executou várias ultrapassagens impressionantes, subindo 11 posições para terminar em 11º, a apenas uma posição dos pontos.

Na Rodada 12 realizada no domingo, Rowland chegou mais uma vez à fase de Duelos, liderando o Grupo A. Fenestraz ficou a apenas um décimo de segundo de diferença de seu companheiro de equipe, mas só conseguiu o sexto lugar. Depois de largar respectivamente em oitavo e décimo segundo lugar, a dupla travou intensas batalhas no meio do pelotão durante a prova de 28 voltas. O britânico Rowland terminou em 10º e Fenestraz chegou logo atrás, em 14º.

A Fórmula E terá agora uma pausa de quatro semanas após uma programação intensa nos últimos meses, retornando para o penúltimo fim de semana de corrida da temporada em Portland, nos EUA, nos dias 29 e 30 de junho.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:

"Não foi o fim de semana que esperávamos após um resultado muito bom em Berlim. Foi bem apertado e travamos uma intensa batalha o tempo todo, por isso ficamos satisfeitos com a pontuação nas duas corridas. O Oli entregou um bom rendimento no sábado terminando em 4º e o Sacha fez um excelente trabalho realizando várias ultrapassagens, mas infelizmente não conseguiu pontuar. No domingo foi mais difícil de ultrapassar, então foi uma prova acirrada. Nenhum dos dois pilotos teve uma boa largada e, depois disso, ficou mais difícil recuperar. Agora, temos uma pausa para ver onde poderemos melhorar, como já estamos fazendo durante toda a temporada, para consolidar o terceiro lugar no Campeonato de Equipes na próxima semana, em Portland".

Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Estou satisfeito com o resultado do sábado, quando a qualificação me permitiu largar na frente do grid e, depois, batalhamos muito no pelotão de frente durante toda a corrida. O 4º lugar foi um bom resultado e nos permitiu levar bons pontos para casa, mesmo sabendo que seria absolutamente possível subir no pódio. No domingo já foi mais difícil. Cheguei aos Duelos, mas acho que poderia ter feito mais. A corrida também foi mais acirrada, por isso foi mais difícil ultrapassar, mas mesmo assim terminamos com um ponto. Foi uma etapa decente no final das contas e agora vamos trabalhar bastante na pausa antes de Portland".

Sacha Fenestraz, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Eu esperava mais neste fim de semana. O ritmo de prova foi bem forte no sábado, mas infelizmente a qualificação dificultou o resto do dia. Eu me sentia competitivo e acho que apresentamos progressos em termos de ritmo de uma volta, mas simplesmente não chegamos lá no final. Foi bacana ultrapassar vários carros, mas é uma pena deixar de pontuar por uma margem tão pequena. No domingo a qualificação foi melhor, mas tivemos que lidar com as questões de temperatura da bateria, o que dificultou a corrida. Estamos melhorando gradativamente e agora teremos uma pequena pausa para nos desconectar e nos concentrar totalmente nas provas de Portland e Londres".

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada. Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica. Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

-x-

Fonte:

NiSSAN