Fiat 124, O Automóvel Das Mil Versões

Você está em Notícias Apresentado no Salão de Genebra 1966, o FIAT 124 ficou conhecido como um sedan médio de quatro portas e três volumes projetado para substituir o 1500. Graças ao seu baixo peso de 900 kg, ao seu motor de 4 cilindros, 1.200 cm³ e 60 cv, era capaz de atingir uma velocidade máxima de 145 km/h. Essa mecânica destacou-se por sua potência, pelo seu caráter incansável e pela sua grande confiabilidade. Era equipado com uma transmissão de 4 velocidades e freios a disco. Como a maioria dos modelos FIAT da época, contava com tração traseira.Sob um design convencional para os cânones da época e equipamentos espartanos, este modelo acertou em cheio, tornando-se um sucesso de vendas, oferecendo uma alternativa acessível, confiável, com manutenção simples e econômica, além de uma fabricação rentável. Todos estes fatores contribuíram para a sua vitória no prestigiado certame ‘Carro Europeu do Ano’, que venceu em 1967.O FIAT 124 foi um verdadeiro precursor da política de plataformas. Com base em seu chassi e mecânica, foram lançadas no mercado uma grande variedade de silhuetas e versões, pensadas para atender a todos os tipos de clientes. Carrocerias familiares, 5 portas e ‘especiais’ foram desenvolvidas internamente, além de suas lendárias versões esportivas.Concebido para atrair os motoristas mais exigentes e gourmets, a empresa comercializou o FIAT 124 Sport Coupé, projetado por Mario Boano, reconhecido pelo seu trabalho no Ferrari F250 GT e, sobretudo, no lendário FIAT 124 Sport Spider. Com carroceria elegante e aerodinâmica assinada pela Pininfarina, era 14 cm mais curto que o sedan. Era equipado com motor de 1.400 cm³, baseado no do sedan, desenvolvia 90 cv e podia atingir 170 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 11.8 segundos. Foi um sucesso até no mercado americano. Sua produção durou até 1985 e, em 2016, foi lançado um modelo para comemorar os seus 50 anos.Além destas versões exclusivas, o FIAT 124 tornou-se popular em todo o mundo, atravessando fronteiras tão marcadas como a Cortina de Ferro. Em 1970, a FIAT entregou, chave na mão, uma fábrica às autoridades da União Soviética, localizada na cidade de Togliatti, às margens do rio Volga. A nova empresa, a VAZ, escolheu a base do 124 para criar seu novo modelo, o LADA Zhiguli, que foi fabricado, com versões em motores, freios e suspensões, até 2012, totalizando 8 milhões de unidades.Na Espanha, o FIAT 124 foi fabricado e comercializado como SEAT 124 a partir de 1968, enquanto na Turquia foi produzido sob licença como TOFAS Murat 124. Também foi produzido no Egito e na Irlanda. Na Índia era conhecido como Premier 118 NE e na Coreia do Sul, foi montado sob a denominação KIA 124. Galeria de imagens

Fiat 124, O Automóvel Das Mil Versões
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Você está em Notícias Apresentado no Salão de Genebra 1966, o FIAT 124 ficou conhecido como um sedan médio de quatro portas e três volumes projetado para substituir o 1500. Graças ao seu baixo peso de 900 kg, ao >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)