Carro antigo pode custar 20 vezes mais que preço da Tabela Fipe; entenda

Trazemos a evolução dos preços de mercado e na Fipe de VW Gol GTi, Chevrolet Opala 1992 e Fusca 1996 nos últimos anos A Tabela Fipe é hoje a principal referência para o comercio de carros seminovos, usados e antigos. Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em 1973, presta serviços ao governo e empresas privadas, e de certo modo, regula o mercado com um dos seus principais produtos. Atualizada no primeiro dia útil de cada mês, a tabela usa uma fórmula que considera a média praticada no mercado, e as informações, são coletadas nos classificados oficiais de comercialização, além de pesquisas em lojas. Porém, um fenômeno tem sido visto recentemente no mercado de carros clássicos: os preços da tabela não condizem mais com a realidade do mercado. E olha que a metodologia do instituto descarta valores muito altos, baixos ou com alguma discrepância estatística. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Saudosismo e até isenção de IPVA estão entre as razões para comprar um carro antigo Getty Images Preços em alta Antes de trazer exemplos clássicos, é preciso considerar que usar a tabela Fipe é impossível em alguns casos, e o primeiro fator que dificulta a avaliação de alguns modelos se dá ao fato de que as informações disponibilizadas têm um início relativamente recente: 1985 para carros, 1981 para ônibus e 1990 para motos. Volkswagen Gol GTi completa 30 anos de lançamento Vídeo: Gol GTi, Passat GTS Pointer e Santana EX: conheça os clássicos da Garagem VW Um proprietário de um Ford Maverick GT 1974 ou mesmo de um Chevrolet Opala SS 1971 fica sem referência, por exemplo. Chevrolet Opala SS 1971 é modelo clássico que não tem dados disponibilizados na Fipe Cláudio Larangeira 2010 O fator que explica a disparidade nos preços é que o mercado de clássicos se aqueceu de 2010 para cá. Na época, um VW Gol GTi 1989 que hoje é anunciado por até R$ 300 mil, voltava a ser sonho de consumo de colecionadores e entusiastas. Um exemplar em bom estado era comercializado, em média, por R$ 11 mil, sendo que sua tabela Fipe, era de R$ 9.027 em janeiro do mesmo ano — valores próximos e que poderiam justificar a conservação ou a quilometragem mais baixa do modelo mais caro. Nada surpreendente. Como funciona a Tabela Fipe? Veja como consultar o preço do seu carro A tabela Fipe ainda é referência para a compra e venda de carros usados e seminovos? Na mesma época, um Chevrolet Opala Diplomata 4.1/S 1992 chegava a R$ 20 mil no mercado, ante R$ 16.557 anunciados pela Fipe. Há quem dissesse que só um louco compraria um GM de 18 anos de uso e beberrão pelo preço de um Chevrolet Celta Life 3p 2006; a ocasião com Fipe a R$ 17.745. Eram outros tempos. O carro mais carismático do Brasil, o Volkswagen Fusca, neste caso modelo 1996, já nas últimas unidades da série Itamar, também é citado neste exemplo, que lá em janeiro de 2010 era comercializado em média por R$ 11.000, e tinha sua Fipe tabelada a R$ 10.497. 2018 Alguns anos à frente, já em 2018, estes três veículos tiveram outros preços, e com diferenças maiores. O VW Gol GTi modelo 1989 era encontrado a R$ 45 mil, com Fipe em janeiro do mesmo ano a R$ 8.290, cinco vezes mais. Já o GM Opala Diplomata 4.1/S modelo 1992 chegava a R$ 30 mil no mercado, ante R$ 20.822 anunciados pela Fipe. Por fim, o saudoso Fusquinha 1996 era comercializado em média por R$ 18 mil, e tinha sua Fipe tabelada a R$ 14.823. E o mercado não parou de crescer. Volkswagen Gol GTi é sonho de consumo de entusiastas, e preço de venda é bem mais alto que éda média da Tabela Fipe Murilo Góes/Autoesporte E hoje? Em 2020 o mundo foi acometido por um problema de saúde pública sem precedentes, e muitas pessoas olharam ainda mais para este mercado, que “explodiu”, e os preços foram para as alturas. E os modelos que já tinham seus olhares do mercado, tiveram um crescimento sem precedentes. Começamos a ver Ford Maverick V8 a R$ 200 mil e Landau a R$ 90 mil. E os modelos analisados desde 2010? Bom, o preço de mercado chega a ser 20 vezes maior que na Tabela Fipe. Vamos aos exemplos. Se na Fipe, o Gol GTi 1989 vale R$ 15.626 atualmente, nos anúncios da internet é possível encontrar exemplares por até R$ 300 mil, ou 19 vezes mais. Volkswagen Gol GTI 1989 é vendido por até R$ 300 mil Reprodução/Reginaldo de Campinas O Opala Diplomata 4.1/S 1992 pode ser encontrado a R$ 100 mil e o VW Fusca modelo 1996 tem preço médio de R$ 55 mil. E na Fipe? Bem, as cifras são bem mais modestas: R$ 69.220 e R$ 52.672, respectivamente. Pode não ser uma diferença tão gritante como no caso do Gol. Mas o hatch da Volkswagen não é o único exemplo de distorção. Elas normalmente acontecem em modelos específicos, como outros esportivos lendários dos anos 1990. O Chevrolet Kadett GSi 1992, com preço médio tabelado a R$ 16.487 e Ford Escort XR3 1985, com tabela a R$ 3.915 são encontrados em pesquisas com médias de R$ 40 mil cada, respectivamente. Novos colec

Carro antigo pode custar 20 vezes mais que preço da Tabela Fipe; entenda
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Trazemos a evolução dos preços de mercado e na Fipe de VW Gol GTi, Chevrolet Opala 1992 e Fusca 1996 nos últimos anos A Tabela Fipe é hoje a principal referência para o comercio de carros seminovos, usados e antigos. Criada pela Fundação Instituto de >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.