Renault Kardian é melhor que Nivus e Pulse? Comparamos desempenho e custos

SUV inédito da Renault chega bem equipado e mais barato que os rivais da Fiat e VW O Renault Kardian estreou em março como um dos lançamentos mais importantes do ano. E, imediatamente, o noticiário foi tomado por comparações do novo SUV compacto francês com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, gerando discussões sobre qual é o melhor. Prova disso é que logo que estacionei o Kardian no meu prédio, um vizinho curioso (que vai trocar seu Kwid por um SUV) me perguntou: "É melhor que Nivus e Pulse?". "Ainda não sei", respondi. Mas logo saberei. Lembra do famoso "tira-teima" no futebol, quando um especialista de arbitragem era chamado ao término da partida para colocar ponto final em lances polêmicos? Vamos fazer isso, mas com os três carros frente a frente para responder qual é realmente o melhor. O Renault Kardian, produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, é vendido em três versões: Evolution (R$ 112.790), Techno (R$ 122.990) e Premiere Edition (R$ 132.790). Fiat Pulse Impetus, Renault Kardian Première Edition e Volkswagen Nivus Comfortline Renato Durães/Autoesporte Pela proximidade dos preços, colocamos justamente a versão mais cara para enfrentar o Nivus Comfortline (R$ 134.390), que é opção intermediária, e o Pulse Impetus (R$ 132.990), topo de linha — a configuração Abarth é mais cara (R$ 150.990) e tem apelo esportivo (ausente nos outros dois). O Renault Kardian estreia o motor 1.0 turbo de três cilindros com 125 cv e 22,4 kgfm de torque. O câmbio, automatizado de dupla embreagem com seis marchas, poderia ser o calcanhar de aquiles do SUV, mas não é — falaremos disso em breve. Se o francês tem um conjunto inédito, o Nivus traz um velho conhecido dos brasileiros: motor 1.0 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm, acoplado a transmissão automática de seis marchas. Por fim, o mais potente de todos: o Pulse com motor 1.0 turbo de 130 cv com os mesmos 20,4 kgfm do rival da VW, mas transmissão CVT que simula sete relações. O Kardian estreia o motor 1.0 turbo de três cilindros com 125 cv e 22,4 kgfm de torque Renato Durães/Autoesporte Em dimensões, o Kardian leva vantagem de 1 centímetro no comprimento sobre o Pulse (4,11 metros ante 4,10 m), mas é mais curto que os 4,27 m do Nivus. O destaque do Renault é a distância entre-eixos, de 2,60 m, superior aos 2,57 m do Nivus e bem maior que os 2,53 m do Fiat. Quando o assunto é porta-malas, a vantagem é da Volks: 415 litros contra 358 l do Kardian. O Pulse é anunciado com 370 l, mas a Fiat usa um padrão diferente (mais otimista) para medir o compartimento, portanto, o SUV teve ter na faixa dos 300 litros, assim como o Argo. A explicação para espaço e porta-malas nem sempre abundantes vem da estratégia das fabricantes, que aproveitam suas plataformas modulares para fazer carros de diferentes carrocerias usando a mesma base. Isso faz muito sentido para otimizar projetos e aproveitar peças e motores de modelos distintos. Volkswagen Nivus Comfortline - Renault Kardian Première Edition - Fiat Pulse Impetus Renato Durães/Autoesporte O Kardian, por exemplo, é feito sobre a plataforma RGMP, inédita no Brasil, mas que é a mesma CMF-B da terceira geração do Dacia Sandero Stepway — da empresa romena do grupo Renault — vendido na Europa, portanto, um hatch. O Stepway brasileiro, que usa base mais antiga e resiste apenas com motor 1.0, tem 1 cm a menos de entre-eixos do que o Kardian: 2,59 cm. O Nivus é feito sobre a base MQB, a mesma do Polo, por isso ambos têm 2,57 de entre-eixos. A Fiat jura que as plataformas MLA (Pulse) e MP1 (Argo) são diferentes. Os engenheiros da marca também se esforçam para evitar qualquer comparação entre os dois, mas não é nenhuma novidade que a dupla compartilha muitos componentes, como portas, vidros, colunas A e B e o mesmo entre-eixos de 2,53 m — bem longe de ser o ideal para o SUV. Volkswagen Nivus Comfortline tem 2,57 m de entre-eixos Renato Durães/Autoesporte Eu, com 1,87 m de altura, também estou bem longe da estatura média de um brasileiro, que fica na faixa de 1,70 m. Dito isso, sentado no banco traseiro dos carros, o único em que tive mais conforto para joelhos e cabeça foi o Kardian. O pênalti aqui (sem tira-teima) fica para o fato de não haver saídas traseiras de ar-condicionado, apenas duas entradas USB-C. E, assim como seus rivais, essa peça central de plástico está em posição mais avançada, prejudicando um pouco quem vai sentado no banco do meio. O acabamento mostra uma evolução em comparação a outros Renault nacionais. Mesmo que a maior parte do painel seja de plástico, a marca teve o capricho de colocar partes com acabamento preto brilhante e revestimentos de couro com costuras laranja. Renault Kardian Première Edition tem acabamento muito bom Renato Durães/Autoesporte No Nivus, o espaço para as pernas no banco traseiro fica no limite, mas o caimento cupê do teto compromete o espaço para a cabeça. Em contrapartida, é o único com saídas de ar-condicionado lá atrás, além de duas entradas USB-C. É importante ressaltar que a versão f

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