NISSAN: Como a liderança consciente é um bom negócio

A Nissan apresenta seu novo Leadership Way, que reforça a importância de combinar o cérebro e o coração para liderar.

NISSAN: Como a liderança consciente é um bom negócio
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

América Latina – O cérebro humano reage de forma mais positiva aos líderes que demonstram compaixão. É o que comprova uma pesquisa baseada em imagens neurológicas citada pela publicação Harvard Business Review. Buscando sempre promover um excelente lugar para trabalhar, a Nissan apresentou o novo programa Nissan Leadership Way, que tem como pilar o conceito de que o cérebro e o coração são elementos indivisíveis para quem desempenha uma função de liderança.

"Este é mais um componente da nossa abordagem Our Nissan, uma evolução natural na jornada que estamos trilhando na empresa. Nós acreditamos que os líderes desempenham um papel-chave para impulsionar a transformação cultural necessária e responder aos desafios enfrentados e, por isso, acompanhamos o desenvolvimento tanto dos líderes como de suas equipes", comentou Mario Ortiz, diretor sênior de recursos humanos da Nissan América Latina.

O Nissan Leadership Way propõe quatro valores (dois guiados pela cabeça e dois pelo coração). Cada um desses, por sua vez, se desdobra em dois comportamentos.

  • Cérebro:
    • Criar o futuro: conectar a equipe com objetivos de longo prazo; promover novas ideias.
    • Demostrar agilidade: adaptar-se rapidamente às mudanças; tomar decisões.
  • Coração:
    • Demonstrar compaixão: agir com humildade; entender as necessidades individuais.
    • Construir a confiança: promover um ambiente inclusivo; empoderar os demais e romper silos.

Muitos estudos têm concluído que liderar com compaixão pode estar associado a um menor esgotamento emocional dos colaboradores, assim como um menor absenteísmo no trabalho. Aqueles líderes que têm como foco o bem-estar da equipe conseguem promover o fortalecimento da fidelização e confiança na organização por parte dos colaboradores, entregando melhor desempenho individual e aumentando a motivação dos times. A liderança consciente com uma visão integradora é cada vez mais adotada nas empresas.

O futuro do trabalho se constrói hoje

Entre as muitas contribuições valiosas para a abordagem, o relatório Global Talent Trends 2024 da consultoria Mercer destacou que "os colaboradores que podem ser autênticos no trabalho têm uma probabilidade duas vezes maior de confiar na organização onde atuam". Na Nissan, a promoção de um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo é demonstrada por meio de compromissos e ações.

Dentro da abordagem Our Nissan, o pilar Our Promise (Nossa Promessa) dá respaldo aos valores corporativos e promove um ambiente de trabalho onde as pessoas podem vivenciar a inclusão, segurança, bem-estar e reconhecimento. Por exemplo, os mais de 22.800 talentos que fazem parte da companhia japonesa na América Latina desfrutam de uma proposta de valor que contempla a possibilidade de participar de grupos de trabalho voluntários com foco no empoderamento da mulher, a comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência ou de diferentes gerações, além de também favorecer a equidade racial.

Além disso, a Nissan aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs na sigla em inglês), um programa capitaneado pela ONU Mulheres e pelo Pacto Mundial das Nações Unidas para apoiar a igualdade de gênero. Na América Latina, a empresa também participa da rede Pride Connection de empresas comprometidas com a diversidade, que buscam ampliar suas redes de contatos para compartilhar, fortalecer e incentivar melhores práticas para promover a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho.

A liderança consciente busca um equilíbrio entre os resultados e as necessidades humanas. Neste momento em que acaba de apresentar seu novo plano de negócios "The Arc", a Nissan escolheu este estilo de liderança em detrimento de outros porque ele beneficia não apenas a empresa, mas também a sociedade como um todo. Ao fomentar a compaixão, a confiança e a agilidade mental, a montadora japonesa contribui para construir um futuro mais sustentável e humano.

Sobre a Nissan América Latina

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em benefício dos consumidores da América Latina.

Fonte:

NISSAN