Importadores de pneus fazem protesto anônimo contra os produtores nacionais
Se você trabalha na indústria ou no comércio de pneus e tem o aplicativo WhatsApp instalado em seu celular, certamente você recebeu a imagem que ilustra este post em algum momento desta semana. O protesto em forma de imagem fala sobre a pressão que fabricantes com plantas no Brasil e sindicatos ligados ao setor estão exercendo sobre o governo federal para aumentar as medidas protetivas contra os concorrentes importados da Ásia. Notadamente, a maior preocupação dos importadores é com um possível aumento da alíquota de importação de 16% para pneus de carga. Por meio da Resolução nº 459, de 17 de março de 2023, o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), revogou a Resolução nº 149, de 27 de janeiro de 2021, que tinha reduzido para 0% a alíquota do imposto de importação dos pneus de caminhão em cinco medidas (295/80R22,5, 275/80R22,5, 215/75R17,5, 235/75R17,5, 12.00 R24) que passaram a pagar a alíquota de 16%. A medida entrou em vigor no dia 1° de abril com as tabelas de preços dos fabricantes nacionais tendo sofrido reajustes entre 2% e 5%, em média. Atualmente, pneus de bicicletas já possuem alíquota de importação de 35%. Sentindo também os efeitos do forte aumento do custo do
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