T-Cross 2025 evolui para conter avanço da concorrência

T-Cross 2025 evolui para conter avanço da concorrência por Vitor Lima | maio 17, 2024 | Destaques, Principal, Rotativo, Últimas notícias SUV Compacto não teve mudanças na boa dinâmica de condução ao manter os motores 1.0 TSI e 1.4 TSI Lançado em 2019, o Volkswagen T-Cross foi o primeiro crossover compacto da marca vendido no mercado brasileiro. Inclusive, com sucesso, pois foram vendidas mais de 320 mil unidades ao longo destes últimos cincos anos. Contudo, a marca resolveu dar uma repaginada no visual do modelo, que por fora ganhou um novo padrão de iluminação, semelhante a do Taos e do T-Cross europeu, a diferença fina na lanterna traseira que no velho continente a assinatura em LED é em formato de “X” e não em “C” como a versão brasileira. Por dentro traz um novo padrão visual e a mecânica não foi mexida, o que mantém a boa dinâmica de condução com os motores 1.0 TSi e 1.4 TSi. Os preços variam entre R$ 142.990 e R$ 175.990. Claro, a Revista Carro esteve no lançamento do novo Volkswagen T-Cross e andou em um percurso de 7 km por São Paulo; veja como foi. “Time que está ganhando” Bom, o ideal para começar a falar do Volkswagen T-Cross seria destacar as mudanças externas, mas o que torna o SUV compacto em um modelo consagrado nas vendas é certamente a mecânica, que não mudou, uma vez que a marca seguiu o lema de “em time que está ganhando não se mexe”. Pois bem, os motores 1.0 TSi e 1.4 TSi foram mantidos, sendo o 1.0 para versão 200 TSI e Comfortline e o 1.4 para configuração Highline. Com isso, o cliente do T-Cross, que está acostumado com um modelo dinamicamente bem construído não sentirá diferença. Portanto, a suspensão é robusta para encarar as buraqueira das ruas brasileiras, a transmissão de seis marchas tem um bom escalonamento e não atrapalha em retomadas ou na aceleração e, por fim, a versão com motor 1.0 TSi de até 128 cv e 20 kgfm de torque tem fôlego para encarar subidas íngremes e deslancha bem mesmo em baixas velocidades. Em relação ao motor 1.4 TSi de até 150 cv e 25,5 kgfm, o Volkswagen T-Cross fica até mais divertido em guiar no modo Sport, até lembrando um hatchback médio. Já sobre o consumo, a Volkswagen divulgou dados que estarão no Inmetro nos próximos meses. As versões com motor 1.0 TSi fazem com gasolina 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada e com etanol fica na casa dos 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na rodovia. A configuração topo de linha com motor 1.4 TSi tem o consumo na casa dos 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na rodovia com gasolina e com etanol o consumo é igual a versão 1.0. Mudanças positivas Entre as mudanças que caíram bem foram os faróis em LED tanto na dianteira quanto na traseira, que deixaram o T-Cross mais sofisticado embora tenha perdido faróis de projeção. Também ganhou rodas de liga leve com desenho mais ousados em todas as versões, bem como os bancos receberam novos revestimentos modernos. Outra alteração que caiu bem foi a multimídia VW Play de 10,1 polegadas colocada em uma faixa mais central do painel de modo flutuante, assim quem comprar o T-Cross terá um painel diferente de outros modelos da marca. Além disso, o equipamento é fácil de mexer, precisando de apenas três toques para fazer todas as funções. O Android Auto e Apple CarPlay conectam sem engasgos e nas versões mais caras há carregador de smartphone por indução. Poderia ter melhorado mais Todo mundo sabe que os modelos da Volkswagen deixam a desejar na questão do acabamento interno, embora tenham plásticos sem rebarbas e muito bem encaixados. Todavia, alguns rivais como Hyundai Creta, Jeep Renegade e Honda HR-V trazem um acabamento melhor com mais materiais soft touch pelo carro. No caso, a Volkswagen instalou revestimento “fofinho” apenas no apoio de braços e tecidos nas portas, o que é muito pouco para um modelo que parte de R$ 142.990. Contudo, é preciso pontuar que a marca demonstrou preocupação ao ouvir os clientes e colocar materiais como o vinil no painel e com costura, mas segue sem o toque macio. Veredito O mercado de SUVs compactos é o mais movimentado do país, uma vez que tem diversas opções de preços variados. Por isso, é natural que a crítica contra esses modelos seja um pouco mais refinada por conta dos consumidores, uma vez que um vacilo pode custar queda nas vendas. Dito isso, a Volkswagen fez alterações leves no T-Cross para não destoar da versão lançada em 2019. Por isso, a mecânica foi mantida, o visual novo o deixa mais moderno e, apesar de não ter um acabamento excelente, não deixa a desejar, mas fica um alerta que é necessário uma mudança nesse sentido, pois teremos novidades para essa categoria nos próximos meses. Pois bem, o Volkswagen T-Cross é um modelo com uma boa dinâmica de condução, priorizando o conforto do motorista e passageiros. Certamente, quem comprá-lo dificilmente terá dores de cabeça ou sofrerá na estrada para fazer uma ultrapassagem ou subir uma avenida íngreme. Por fim, se não há um acabamento “fofinho” há uma central multimídia que funciona tão

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