BYD Song Plus será o primeiro híbrido flex da marca; veja quando chega

Marca chinesa reconhece dificuldades do etanol, mas pretende anunciar primeiro híbrido flex em breve A BYD planeja anunciar o seu primeiro motor híbrido flex desenvolvido no Brasil ainda em 2024, para equipar o Song Plus. A informação foi confirmada por Stella Li, vice-presidente global e CEO da marca chinesa nas Américas, em evento realizado no México para lançamento global da picape Shark. “Estamos avaliando [o lançamento do motor híbrido flex no Brasil]. Se tudo der certo, vamos anunciá-lo no final deste ano”, disse a CEO da BYD nas Américas. Atualmente, o Song Plus é o carro híbrido mais vendido do Brasil, tendo emplacado 1.699 unidades apenas em abril. O resultado foi suficiente para superar o Toyota Corolla Cross, que emplacou 1.289 versões híbridas no mesmo período. Também é o único modelo híbrido no portfólio brasileiro da marca, que tem todo o restante de seu catálogo formato por produtos apenas elétricos. Tal realidade deve mudar em breve, com a chegada de quatro produtos híbridos plug-in entre 2024 e 25: Song Pro (SUV) e King (sedã), além da própria Shark, ainda em 2024, e do jipe aventureiro Leopard 5 no ano que vem. BYD Song Plus passou por atualizações recentes no Brasil Divulgação Também não é certo se o primeiro híbrido flex da BYD será importado ou produzido no Brasil. A marca chinesa é proprietária da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), onde tem planos de iniciar a montagem dos carros no arranjo CKD no final deste ano. Dessa forma, todas as peças serão importadas da China para que os veículos sejam apenas finalizados no Brasil. Initial plugin text A executiva, entretanto, reconheceu as dificuldades de se trabalhar com o etanol. “O grande problema do etanol neste momento é que a autonomia com o conjunto elétrico não é tão eficiente. Por isso, estamos estudando a nova tecnologia”, afirmou. BYD pode produzir até 12 veículos simultaneamente em Camaçari Divulgação Fábrica no Brasil Stella Li também ratificou o cronograma da BYD de iniciar a produção na fábrica de Camaçari (BA), adquirida da Ford e em processo de reforma, no fim deste ano. A executiva admitiu que as operações começarão em regime de CKD, no qual as peças chegam prontas de fora e são apenas montadas e pintadas aqui. A previsão da BYD é que a produção com um nível maior de nacionalização comece em meados de maio de 2025. O complexo de Camaçari será capaz de fabricar mais de 150 mil veículos por ano quando estiver operando plenamente. Os quatro primeiros modelos nacionais da marca serão o próprio Song Plus e os elétricos Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus. Ainda de acordo com a CEO das Américas da marca, a planta baiana terá capacidade para produzir até 12 modelos simultaneamente. A própria Shark é candidata a virar nacional se o volume de vendas justificar a decisão, segundo Li. Existe também um estudo sobre lançar alguma submarca da BYD no Brasil. A empresa chinesa também é proprietária das fabricantes Yangwang, Fangshenbao e Denza, ainda exclusivas do mercado asiático. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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