Teste: Honda Civic híbrido é eficiente, econômico e confortável, mas cobra caro por isso

Início » Notícias Automotivas » Sedan » Teste: Honda Civic híbrido é eficiente, econômico e confortável, mas cobra caro por isso Teste: Honda Civic híbrido é eficiente, econômico e confortável, mas cobra caro por isso 15 de maio de 2024 O Garagem360 analisou em detalhes todos os aspectos do Honda Civic Híbrido de 11º geração para responder: será que vale o investimento? Honda Civic Híbrido (Foto: Nicole Santana/Garagem360)Honda Civic Híbrido: por que não faz o sucesso de antes? O Honda Civic e é sem dúvidas um dos sedãs mais tradicionais no mercado brasileiro. Ele, junto com o Toyota Corolla disputam uma luta de décadas para assumir a liderança da categoria, bem como a predileção do público brasileiro. No entanto, em 2023, o sedã da Honda que era produzido no mercado brasileiro, passou a ser importado da Tailândia, em sua 11ª geração. E agora é vendido em versão única com motorização híbrida, o grande destaque da nova geração.VEJA TAMBÉM Porém, será que o novo motor híbrido e as demais modificações feitas no veículo são suficiente para justificar o alto preço em vestido? Para método de comparação o Honda Civic de 11ª geração vendido no mercado brasileiro tem preço único de R$265.900. Já o Toyota Corolla em sua versão mais equipada, mais cara e claro, também com motorização híbrida, tem valor de R$198.890. A discrepância de preço faz entender um pouco das vendas do cenário atual. Para método de comparação, nos quatro primeiros meses de 2024, o Honda Civic vendeu apenas 478 unidades, enquanto o seu rival, o Corolla na carroceria sedã vendeu 10.903 unidades. Para entender um pouco o motivo das vendas abaixo do esperado, analisamos o Honda Civic por completo, e ao final vamos responder, vale comprar o sedã híbrido da Honda? A análise foi dividida em partes: Motorização Design Tecnologia Segurança Espaço Experiência ao volante Honda Civic Híbrido (Foto: Nicole Santana/Garagem360)Motorização híbrida e eficiente O conjunto híbrido que está embaixo do capô do veículo é composto pelo motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm, que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro. Em relação ao consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o Honda Civic Híbrido faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada – o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km. O sistema e:HEV tem três modos de condução: EV Drive, 100% elétrico Hybrid Drive, elétrico e combustão Engine Drive, somente combustão Eles se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc. Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. A gestão da energia, feita pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta voltagem gerada pela bateria de íons de lítio da IPU. Honda Civic Híbrido (Foto: Nicole Santana/Garagem360)Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão. Na prática, o Engine Drive é ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes, ou seja, exatamente a condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica. Por fim, a presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”.  Nova geração ficou mais conservadora Um dos grandes diferenciais entre o Civic e o Corolla era justamente o desing, onde o sedã médio da Honda adotva um ar mais esportivo e arrojado, enquanto o modelo da Toyota adotava um ar mais conservador. No entanto, a partir da nova geração o Honda Civic também ficou mais tradicional, com mais traços sofisticados e elegantes do que com aquele realce e apelo esportivo.  De forma geral, o carro adota o conceito “Low&Wide”, onde tem a linha de cintura bem demarcada, o que dá impressão de maior largura e esportividade, sensação acentuada pela ampliação da área envidraçada, o que também promove melhor visibilidade. As linhas do para-choque e do capô confirmam a nova interpretação dada ao design do Civic Híbrido, conectando visualmente faróis e lanternas iluminados por LED. Carro adotou um aspecto mais conservador (Foto: Nicole Santana/Garagem360)Estes, por sua vez, exibem assinatura luminosa com formas similares entre si. O design arrojado das rodas de 17 polegadas reforça a esportividade do modelo. No design interno, destaca-se a horizontalidade do painel, cujo posicionamento baixo e estilo limpo, sem interferência graças aos difusores de ar ocultos, colabora para elevar a percepção de qualida

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