Carros elétricos no Brasil: Nissan Leaf popularizou tecnologia mundo afora

Primeiro carro elétrico com grande volume de vendas no mundo, o Nissan Leaf perdeu espaço diante do aumento da concorrência, mas segue com um dos mais eficientes do mercado. Embora ainda tenha preço sugerido no site, a geração atual está disponível para locação. A montadora japonesa deve trazer novas opções de eletrificados ainda em 2024. Nissan Leaf é recarregado em espaço da marca no cidade de Yokohama, no Japão - Androniki Christodoulou/Reuters Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Nissan Leaf Preço: R$ 295,1 mil (abril/2024)Motor: elétrico, dianteiroPotência: 149 cvTorque: 32,6 kgfmTransmissão: câmbio de marcha únicaBateria: íon-lítio, 50 kWhPneus: 215/50 R17Peso: 1.582 kgPorta-malas: 435 litrosComprimento: 4,48 mLargura: 1,79 mAltura: 1,57 mEntre-eixos: 2,70 mAceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 10Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 5,8Consumo urbano (kW/100 km): 13,9Consumo rodoviário (kW/100 km): 14,5Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo). A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

Carros elétricos no Brasil: Nissan Leaf popularizou tecnologia mundo afora
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