SUV fake? Nova geração compactos são releituras de hatches aventureiros

Há alguns anos, os SUVs compactos - como Jeep Renegade e Honda HR-V - se tornaram uma alternativa mais barata e que preservava as características mais importantes para o público atual: altura e versatilidade. No entanto, a nova geração de SUVs "de entrada", como Renault Kardian, Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, se afastam ainda mais do conceito inicial, já que, na verdade, tem diferenças mínimas para os antigos hatches aventureiros. Poderiam ser definidos como CUV, ou veículo utilitário compacto. Mas quem sonha em ter um carro dessa categoria na garagem?Milad Kalume, diretor da Jato Informações Automotivas, afirma que esses carros receberam uma maquiagem para ganhar o cobiçado título de SUV. "Passou-se a usar essa nomenclatura como pegada comercial, porque se vende muito mais SUV do que hatchback, mas eles não carregam características básicas como maior visibilidade, altura em relação ao solo e frente robusta. Apenas recebem uma suspensão mais alta e um design diferente", opina. A semelhança do Argo aventureiro com o Pulse é grande Imagem: Foto: Fiat | DivulgaçãoSeis por meia dúzia?Para entender um pouco melhor o cenário, comparamos alguns exemplos de SUVs compactos com hatches aventureiros. O Fiat Pulse, por exemplo, é construído sobre a mesma plataforma do Argo, e tem diferenças mínimas de dimensões em relação à versão Trekking. Ambos têm 4 metros de comprimento, 1,7m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos - com divergências milimétricas. Já a altura mínima em relação ao solo é de 19 cm no Pulse e pode chegar a 21 cm no Argo Trekking. O Stepway, versão aventureira do Sandero, chegou ao mercado como hatch e depois passou a ser chamado de SUV Imagem: Renault/Divulgação

SUV fake? Nova geração compactos são releituras de hatches aventureiros
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Há alguns anos, os SUVs compactos - como Jeep Renegade e Honda HR-V - se tornaram uma alternativa mais barata e que preservava as características mais importantes para o público atual: altura e versatilidade. No entanto, a nova geração de SUVs "de entrada >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.