Maio Amarelo – tecnologias tornam mobilidade cada vez mais segura e confortável

Campinas – Estudos indicam que 80% dos acidentes de trânsito são causados por algum tipo de falha humana, mas essa realidade pode ser diferente com a aplicação de tecnologias que ajudam a salvar vidas. Além disso, discutir e refletir sobre a segurança viária e atitudes na área da mobilidade também são essenciais e este é o objetivo do movimento Maio Amarelo que, em 2024, destaca o tema “Paz no trânsito começa por você”, para conscientizar a sociedade sobre o assunto, visando a redução de acidentes. A Frenagem Automática de Emergência (AEB) pode prevenir até 72% dos acidentes com colisões traseiras A Bosch investe constantemente no desenvolvimento de soluções que contribuem para uma mobilidade mais segura e confortável O Assistente de Permanência em Faixa (LKA) intervém automaticamente para manter o veículo na faixa A Frenagem Automática de Emergência (AEB) pode prevenir até 72% dos acidentes com colisões traseiras A Bosch investe constantemente no desenvolvimento de soluções que contribuem para uma mobilidade mais segura e confortável O Assistente de Permanência em Faixa (LKA) intervém automaticamente para manter o veículo na faixa A Bosch investe constantemente no desenvolvimento de soluções que contribuem para uma mobilidade mais segura e confortável e, segundo uma pesquisa recente da empresa sobre os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), até 85% dos entrevistados dizem sentir mais segurança na condução do veículo equipado com ao menos alguma dessas tecnologias. Dentre as mais populares, representando até 35% das vendas no mercado brasileiro, estão o Aviso de Saída de Faixa (LDW), a Frenagem Automática de Emergência (AEB) e o Piloto Automático Adaptativo (ACC), além do Assistentes de Permanência em Faixa (LKA). Benefícios das tecnologias ADAS:As soluções de assistência não são tão visíveis aos condutores, porém, fazem toda a diferença. Compostas principalmente por radares, câmeras e sensores, as tecnologias são modulares e atuam de forma independente ou integrada, conforme as funções disponíveis em cada veículo. Veja algumas:LDW e LKA – ajudam a evitar acidentes causados por desvios não intencionais, por lapso de concentração ou fadiga, por exemplo. O LDW atua emitindo um alerta ao motorista em caso de saída involuntária de faixa, que pode ser um sinal visual, sonoro e/ou tátil (vibração do volante). Já o LKA intervém automaticamente para manter o veículo na faixa.AEB – pode prevenir até 72% dos acidentes com colisões traseiras ou mesmo atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou a câmera de vídeo detectar obstáculo à frente do veículo, o sistema é preparado para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o motorista pisar no freio, o dispositivo irá aumentar a potência a fim de evitar um acidente. Caso o motorista não responda à manobra de frenagem parcial e o sistema detecte que a colisão é inevitável, a frenagem de emergência é executada.ACC – responsável por manter a velocidade e a distância correta do veículo à frente de acordo com o fluxo do tráfego. O sistema funciona com alta eficiência mesmo em condições climáticas e de iluminação adversas, como neblina e à noite, garantindo a segurança do motorista e dos passageiros. Há alguns anos, essas tecnologias eram aplicadas apenas em marcas premium, geralmente em veículos importados, representando menos de 1% dos carros vendidos no Brasil. Atualmente, elas já estão mais presentes em quase todos os segmentos, em um patamar de 22%. LegislaçãoA discussão sobre a obrigatoriedade do sistema do AEB e do LDW em veículos produzidos no Brasil está em andamento e sua aprovação representará mais uma conquista para a segurança veicular. Além disso, para motocicletas de baixa cilindrada, a adoção do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) é outra medida que também está sendo discutida no país.Nos últimos 10 anos, é importante destacar que a legislação brasileira tem avançado: em 2014, airbag frontal e ABS passaram a ser exigidos por lei. Em 2019, foi a vez do ABS para motos acima de 300cc. E, desde o início de 2024, o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) tornou-se obrigatório.Mais informações em Soluções para Mobilidade Bosch. Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empr

Maio Amarelo – tecnologias tornam mobilidade cada vez mais segura e confortável
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Campinas – Estudos indicam que 80% dos acidentes de trânsito são causados por algum tipo de falha humana, mas essa realidade pode ser diferente com a aplicação de tecnologias que ajudam a salvar vidas. Além disso, discutir e refletir sobre a segurança vi >>>

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