Maio amarelo: Normas Brasileiras contribuem para a segurança no trânsito

Apenas no último ano foram publicadas 22 normas sobre Transporte e Tráfego.

Maio amarelo: Normas Brasileiras contribuem para a segurança no trânsito
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A data é comemorada desde 2020, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), lançou a campanha “1ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito” para conscientizar os países a adotar medidas e reduzir em 50% a mortalidade no trânsito até 2020.

Infelizmente, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2010 e 2019, o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes (em números absolutos) no trânsito, em relação à década anterior, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes que cresceu 2,3% neste período, o que reforça ainda mais a importância da campanha.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reforça a importância da Segurança no Trânsito e trabalha ativamente em normas técnicas voltadas ao transporte e tráfego, além da normalização no campo de automóveis, caminhões, tratores, ônibus, ciclomotores, bicicletas, motocicletas e reparação de veículos. 

Entre 2023 e 2024 foram publicadas 22 normas do Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB-016), com destaque para as mais recentes: ABNT NBR 15405 - Sinalização horizontal viária — Tintas — Procedimentos para execução da demarcação e avaliação e ABNT NBR 15481 - Transporte rodoviário de produtos perigosos - Lista de verificação com requisitos operacionais referentes à saúde, segurança, meio ambiente e qualidade. 

Isso sem contar com os documentos normativos produzidos pelo Comitê Brasileiro Automotivo (ABNT/CB-005), que cuida da normalização no campo de automóveis, caminhões, tratores, ônibus, ciclomotores, bicicletas, motocicletas, autopeças e componentes, bem como reparação de veículos, emissões veiculares. 

Para o presidente da ABNT, Mario William Esper, a mobilidade está presente na vida de todos e por isso a normalização está sempre atenta para dar o suporte e auxiliar sempre no complemento da base regulatória já existente. "A atualização e elaboração das normas se fazem necessárias pela defesa da vida, em prol da segurança de todos que transitam, sobretudo, pela malha viária das principais metrópoles brasileiras”, afirma. 

Todas as normas voltadas ao transporte, tráfego e setor automotivo estão disponíveis no ABNT Catalógo,

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países. Mais informações em Link. 

Fonte:

FSB Comunicação
Celso de Souza
Daniela Nogueira